22 de outubro, 2024

Últimas:

Sociólogo renomado é acusado de assédio por ex-alunas da Universidade de Coimbra, em Portugal

Anúncios

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos foi acusado de assédio por três ex-alunas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde é diretor e professor. O intelectual é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas e tem livros publicados em diversas línguas.

As denúncias vieram à tona após os relatos de abuso aparecerem em um artigo do livro “Má conduta sexual na academia — para uma ética de cuidado na universidade” (em inglês), publicado no fim de março por uma editora britânica. Um professor auxiliar, Bruno Sena Martins, também foi acusado pelas autoras.

Anúncios

Uma bandeira portuguesa pendurada em uma ponte sobre o rio Mondego com o prédio principal da Universidade de Coimbra ao fundo, no topo da colina, em Coimbra, Portugal (Foto: Reprodução)

Na obra, as autoras não dizem o nome da instituição e nem dos envolvidos no caso: os assediadores são identificados apenas como “O Professor Estrela” e “O Aprendiz”. No entanto, considerando o contexto da publicação e o histórico das autoras, foi possível deduzir a identidades dos supostos assediadores.

Questionados pelo jornal “Diário de Notícias”, de Portugal, Sousa Santos e Martins confirmaram ser os personagens mencionados no relato, mas negaram as acusações.

Anúncios

Em comunicado divulgado na terça-feira (11), o CES lamentou os acontecimentos e anunciou o início de uma investigação própria para apurar o caso.

“O CES irá constituir num curto prazo uma comissão independente à qual caberá a identificação de eventuais falhas institucionais e a averiguação da ocorrência das eventuais condutas antiéticas referidas naquele capítulo. A comissão será composta por dois elementos externos, um dos quais lhe presidirá, e pela Provedora do CES”, afirma a declaração.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Pela primeira vez no Oriente Médio e Norte da África...

Categorias