Anúncios
Subiu para 118 o número de mortos na explosão de um oleoduto perfurado ilegalmente no México. A atualização no total de vítimas foi informada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Mexicano de Seguridade Social.
Segundo a Secretaria de Saúde do México, 29 pessoas continuam internadas, sendo 26 delas no próprio país. Três crianças foram levadas a um hospital de Galveston, no Texas, nos Estados Unidos.
Anúncios
Quase duas semanas após a explosão, o estado de saúde dos feridos ainda é muito grave. A vítima mais recente não resistiu aos ferimentos.
Explosão de oleoduto
Anúncios
No dia 18, ladrões perfuraram um duto de combustível para roubar gasolina. Um grupo de cerca de 800 moradores do município de Tlahuelilpan foram até o local para coletar, de uma forma muito rudimentar, o combustível que estava vazando. O exército não conseguiu conter o grupo. Cerca de duas horas depois, a forte explosão atingiu as pessoas.
Sob investigação, esse incidente aconteceu no momento em que o governo promove uma estratégia nacional para acabar com o roubo de combustível, que provocou o desabastecimento em alguns pontos do país.
Desde que chegou ao poder em 1º de dezembro, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, colocou o combate ao roubo de combustível como uma prioridade. O crime, segundo o governo, gera perdas milionárias à estatal Pemex todos os anos.
Para isso, López Obrador reforçou a segurança dos oleodutos com a presença de militares e determinou que a gasolina fosse transportada por caminhões-tanque, o que causou uma crise de desabastecimento em dez estados do país.
Fonte: Yahoo!