Anúncios
O sítio parece igual a qualquer outro, mas basta um olhar mais atento para perceber que ele tem algo diferente. Quase tudo foi construído seguindo as técnicas da permacultura.
O arquiteto Lucas Lotufo Brant diz que a permacultura é um método de planejamento de ambientes humanos sustentáveis com a ideia de viver em harmonia com a natureza.
Anúncios
A técnica, que surgiu na década de 1970, chamou a atenção do engenheiro agrônomo Henrique Rodrigues Moleiro. Hoje, o sítio autossustentável, localizado em Botucatu (SP), virou moradia.
Com o tempo, o investimento em permacultura foi ampliado. O banheiro é todo feito de pau a pique. A iluminação é 100% natural. A luz atravessa as garrafas na parede e o saco plástico preso ao teto. A lenha é usada para esquentar a água do banho.
Anúncios
Em outro espaço, encontramos pelo menos 5 maneiras de construir uma parede. E todas elas com recursos naturais. Também há até um ‘banheiro seco’.
No lugar de dar descarga após o uso, a pessoa joga pó de serra no vaso sanitário, construído num sistema de caixas, onde o material depois fica por seis meses em decomposição.
A água da chuva não é desperdiçada. O telhado e a estrutura da casa foram construídos para permitir a captação. A água vai para um reservatório e depois é usada para irrigação e no consumo da residência.
Fonte: Nosso Campo