23 abril, 2024

Últimas:

Sintomas de deficiência de vitamina D incluem fadiga e tristeza constante

Anúncios

Responsável por ajudar o organismo a absorver minerais que mantêm os ossos fortes, a vitamina D é bastante conhecida por evitar a osteoporose ao regular os níveis de cálcio e fósforo no sangue.

A vitamina D, no entanto, possui diversas outras funções, como combate à obesidade, controle hormonal, além de redução nos riscos de hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.

Anúncios

Deficiência em vitamina D: como identificar

A maneira mais exata de saber se você sofre de deficiência de vitamina D é através de um exame de sangue chamado 25(OH)D, que mede os níveis do nutriente no organismo e pode ser pedido por um médico.

Anúncios

Outra forma prática, mas menos exata, de medir os níveis de vitamina D é com a ajuda de aplicativos para celular, como o “Vitamin D Calculator”. Basta inserir no app dados pessoais e tipo de pele e registrar diariamente suas refeições, tempo de exposição solar e consumo de suplementos de vitamina D. Ao final, ele mostra qual foi sua taxa diária de vitamina D.

Existe ainda uma lista de sintomas que indicam falta de vitamina D e que devem ser observados e levados a um profissional de saúde para o diagnóstico o quanto antes. Os principais sinais de que você sofre de deficiência de vitamina D são:

  • Fadiga excessiva
  • Fraqueza
  • Tristeza constante e depressão
  • Fragilidade óssea e dentária
  • Osteoporose
  • Aumento de peso sem motivos aparentes
  • Dificuldade de cicatrização de feridas
  • Queda de cabelos
  • Dor muscular
  • Quadros frequentes de infecções

Como repor vitamina

Especialistas afirmam que um adulto jovem deve receber uma média de 2000 UI (Unidade Internacional, o que equivale a 0,025 mg) de vitamina D por dia. No dia a dia é difícil fazer a medição, mas é possível obter o nutriente de forma bastante prática com atitudes simples.

Aproximadamente 80% da vitamina D humana é obtida através da exposição da pele à luz solar. Portanto, permanecer 70 minutos por semana sob o sol já pode fornecer a quantidade necessária de vitamina D. Os 20% restantes poderiam ser repostos com alimentação, através de comidas como salmão, ovos, fígado, entre outros.

Últimas

Relatório 2024 de Complexidade da Nuvem da NetApp revela era de disrupção ou morte de IA está se desenvolvendo globalmente

23/04/2024

Estudo destaca a divisão entre líderes em IA e retardatários na aplicação da IA, ilustrando o...

Categorias