Anúncios
Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, emitiu um comunicado, assinado pelo presidente Claudio Beiço, destinado aos colaboradores da Embraer, informando que o estado de greve foi oficialmente protocolado.
A decisão sinalizando que as paralisações podem ocorrer a qualquer momento, após a rejeição da proposta salarial apresentada pela empresa e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) durante uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas.
Anúncios
Com um quadro de 2.200 colaboradores na unidade de Botucatu, a Embraer enfrentou um momento de impasse após a negativa do sindicato à última proposta salarial. Segundo o comunicado, o sindicato considera que, após anos sem aumento real, a empresa possui condições financeiras para melhorar a oferta, mas a negociação permanece travada diante da postura intransigente da FIESP, segundo o sindicato. Na assembleia realizada com votação secreta, uma ampla maioria dos colaboradores rejeitou a proposta, reforçando a pressão para uma solução que atende às expectativas da categoria.
Abaixo, segue a íntegra do comunicado do Sindicato dos Metalúrgicos aos colaboradores da Embraer:
Anúncios
Comunicado aos Colaboradores da Embraer
Campanha Salarial
Ontem tivemos uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, com a FIESP e a Embraer, para tratar da nossa negociação salarial.
A FIESP continua sendo intransigente e, mesmo perante a juíza do trabalho, não fez nenhuma melhoria em sua proposta.
O sindicato segue firme nas negociações. Já protocolomos o estado de greve, e a qualquer momento iniciaremos as paralisações.
Já temos o aval positivo dos colaboradores, através da assembleia realizada com votação secreta, e foi rejeitado pela ampla maioria a proposta apresentada pela Embraer.
Entendemos que a Embraer, após anos sem conceder aumento real, tem, sim, condições de melhorar a última proposta apresentada.
Sempre nos pautamos pelo diálogo, mas desta vez a empresa está nos forçando a tomar atitudes mais energéticas.
Estamos à disposição e a qualquer novidade, informaremos a todos.
Grato pela compreensão, Tamojunto, Claudio Beiço!
Nota da EMBRAER
“A Embraer concedeu por liberalidade no mês de setembro um reajuste salarial de 5% e aumento de 14,2% no vale alimentação para colaboradores com salários de até R$ 10 mil, conforme proposta referente à data-base 2024 da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) apresentada aos Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara, Botucatu e São José dos Campos. Colaboradores com salários acima deste valor receberam um reajuste fixo de R$ 500.
Está proposta salarial já aplicada equivale a um aumento de 34,7% acima da inflação do período que foi de 3,71%. Mesmo com a antecipação da Embraer, a FIESP continuará conduzindo as negociações com os sindicatos normalmente.”