13 de maio, 2025

Últimas:

Sergio Pérez vence o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1

Anúncios

Sergio Pérez parece mesmo gostar de circuitos de rua. Neste domingo, o mexicano teve um dia tranquilo: o piloto da RBR saiu da pole position, perdeu a liderança brevemente para Fernando Alonso, mas retomou a ponta e venceu o GP da Arábia Saudita. Esta é a quinta vitória do mexicano na F1 – a quarta em pistas urbanas.

Max Verstappen fez bela corrida de recuperação e, após largar em 15º, chegou na segunda colocação em mais uma dobradinha da RBR. Pérez chegou a ocupar a liderança do Mundial, mas o holandês se manteve à frente ao registrar a volta mais rápida.

Anúncios

Sergio Pérez guia o RB19 no GP da Arábia Saudita, segunda etapa da F1 2023 (oto: Joe Portlock – Formula 1/Formula 1)

Bota casaco, tira casaco

Fernando Alonso cruzou em terceiro, foi punido, perdeu o 100º pódio da carreira para George Russell e… recuperou a terceira colocação! O bicampeão foi inicialmente punido com 5s por se posicionar de forma incorreta no colchete de largada, mas recebeu nova pena – esta, de 10s – por não cumprir a penalização corretamente.

Imagens mostram que um macaco encostou na traseira do AMR23 antes do fim dos 5s. Inicialmente, a FIA alegou que a posição poderia equivaler a trabalho no carro, o que é proibido sob punição. Entretanto, como nada de fato foi feito no monoposto, a direção de prova optou apenas pela pena de 10s em vez da desclassificação de Alonso.

Anúncios

A sanção só foi anunciada depois do fim da corrida; Alonso já havia até estourado champagne no pódio. Horas depois, a decisão foi revertida. A Aston Martin entrou com petição e apresentou registros, em vídeo, de toques de macacos em outros carros que cumpriam penas similares à de Alonso, sem que houvesse punição extra.

O desfecho foi positivo para o espanhol, que ainda teve tempo de criticar o sistema de punições da FIA. “Quando você tem 35 voltas pra aplicar uma punição, mas espera para depois do pódio, é sinal de que algo está realmente errado com o sistema”, disse.

Fernando Alonso subiu ao pódio no GP da Arábia Saudita da F1 2023 (Foto: Reprodução)

Outros destaques

O bicampeão foi a única Aston Martin a cruzar a linha de chegada: Lance Stroll sofreu com problemas e abandonou, levando à instauração de um safety car em Jidá. Com falha nos freios de sua Williams, Alexander Albon também não concluiu a corrida.

George Russell e Lewis Hamilton abrem o “resto” da classificação, em quarto e quinto, respectivamente. A Ferrari sofreu com um pouco de azar mesmo sem ter feito nada de errado: a equipe havia chamado Sainz e Leclerc aos boxes pouco antes do safety car. Por fim, o espanhol terminou em sexto; Charles foi o sétimo.

Resultado

GP da Arábia Saudita – F1 2023

PosiçãoPilotoEquipeDiferença
Sergio PérezRBR
Max VerstappenRBR+5s355
Fernando AlonsoAston Martin+20s728
George RussellMercedes+25s866
Lewis HamiltonMercedes+31s065
Carlos SainzFerrari+35s876
Charles LeclercFerrari+43s162
Esteban OconAlpine+52s832
Pierre GaslyAlpine+54s747
10ºKevin MagnussenHaas+64s826
11ºYuki TsunodaAlphaTauri+67s494
12ºNico HulkenbergHaas+70s588
13ºGuanyu ZhouAlfa Romeo+76s060
14ºNyck de VriesAlphaTauri+77s478
15ºOscar PiastriMcLaren+85s021
16ºLogan SargeantWilliams+86s293
17ºLando NorrisMcLaren+86s445
18ºValtteri BottasAlfa Romeo+ 1 volta
Alexander AlbonWilliamsNão concluiu
Lance StrollAston MartinNão concluiu

Talvez te interesse

Últimas

Pesquisa realizada pela Vital Card traça um comparativo do valor do seguro em relação ao valor médio de pacotes de...

Categorias