19 abril, 2024

Últimas:

Será? Cheirar roupas usadas de seu parceiro reduz o estresse, diz estudo

Anúncios

O estresse faz parte de nossa rotina, e diariamente tentamos reduzi-lo por meio de atividades que nos deem prazer. E segundo um estudo publicado no Birminghan Live, cheirar roupas suadas de nossos parceiros reduz a secreção de esteróides pelas glândulas suprarrenais, o que nos deixa mais calmos.

Como o estudo foi feito

Os pesquisadores analisaram 96 casais heterossexuais. No início do experimento, os homens receberam uma camiseta limpa, que eles deveriam usar por 24 horas. Não era permitido que eles usassem desodorantes ou qualquer tipo de perfume.

Anúncios

Eles também foram proibidos de fumar ou consumirem alimentos que pudessem influenciar seus odores. Após a conclusão do experimento, as camisetas foram congeladas para preservar seu aroma.

Logo em seguida, as parceiras desses homens foram convidadas a cheirar as camisetas sujas, sem saber se estavam cheirando as roupas de seus parceiros ou de desconhecidos. Elas também não foram informadas que a vestimenta estava com mau odores.

Anúncios

As participantes responderam questionários sobre seus níveis de estresse antes e depois de cheirarem a camiseta, além de terem suas salivas coletadas para medir a quantidade de esteróides em suas corticais suprarrenais.

Resultados

Segundo os pesquisadores, as mulheres foram escolhidas para cheirar as roupas por terem um olfato superior aos homens. Ao final do estudo, todas que cheiraram as vestimentas sujas tinham níveis menores de hormônios estressores no corpo, além de relatarem maior tranquilidade. O estudo é não conclusivo, e não foram apresentados os motivos que levam o odor de suor a reduzir o estresse.

Fonte: Minha Vida

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias