25 de janeiro, 2026

Últimas:

Semana deve começar com chuva em boa parte do Brasil e calor intenso no Sul; veja a previsão

Anúncios

A previsão meteorológica indica que a semana deve começar com chuva em boa parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta indicando a possibilidade de chuva entre 20 e 50 milímetros por dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. O órgão aponta que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta abrange todos os Estados da região Norte, além de São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e grande parte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o norte do Paraná.

Anúncios

Já no Mato Grosso do Sul e na região Sul do país, a última semana de janeiro será marcada por temperaturas elevadas, com máximas previstas entre terça (27/1) e quarta-feira (28/1).

Segundo o Inmet, um sistema de alta pressão atmosférica passou a atuar sobre a região Sul e parte do MS após a passagem de uma frente fria, o que dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas mais significativas.

Anúncios

Dessa forma, a tendência é de intensificação do calor em grande parte do Sul do país, pelo menos até a próxima quarta-feira (28/1).

O Inmet não descarta a possibilidade da formação de uma onda de calor, caracterizada pela ocorrência de temperaturas 5ºC acima da média histórica, especialmente no Rio Grande do Sul.

A última semana de janeiro de 2026 também será marcada por temporais típicos de verão sobre o Brasil, segundo o Climatempo.

De acordo com o órgão, após o segundo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que causou volumes de chuva elevados nos últimos dias, agora é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que se aproxima, trazendo chuvas para áreas do Nordeste.

Com isso, pancadas de chuva vão continuar ocorrendo por todo o país durante a semana, somadas ao aumento do calor.

A MetSul Meteorologia aponta que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais seguem sob risco de chuva volumosa nos próximos dias.

O risco se dá principalmente no sul de Minas Gerais, no nordeste de São Paulo e na região serrana do Rio de Janeiro. A MetSul alerta para a possibilidade de alagamentos e inundações.

“Os acumulados em vários pontos destas regiões podem somar entre 100 e 200 milímetros nos próximos cinco a sete dias, mas é possível que de forma localizada a chuva possa até superar 200 milímetros no período”, explica a meteorologista Estael Sias.

Inmet publicou alerta indicando a possibilidade de chuva entre 20 e 50 milímetros por dia (Foto: Inmet)

Confira a previsão por região

Sul

A previsão é de calor intenso e pouca chuva no início da semana, com temperaturas até 5 °C acima da média e possibilidade de onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul, segundo o Inmet.

Sudeste

Há risco de temporais e chuva volumosa, principalmente no sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e Região Serrana do Rio de Janeiro, com acumulados elevados em curto período, segundo a MetSul.

Centro-Oeste

Semana será quente e abafada, com pancadas de chuva típicas de verão à tarde e à noite; em Mato Grosso do Sul, o destaque é o calor persistente, informaram Inmet e Climatempo.

Nordeste

A previsão é de aumento das chuvas no norte da região, influenciado pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), especialmente entre Maranhão, Piauí e Ceará, de acordo com o Climatempo.

Norte

Chuva frequente ao longo da semana, com atenção para volumes elevados e elevação do nível dos rios em áreas do Amazonas e do Acre, segundo Climatempo e Inmet.

Fonte: Globo Rural

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A TOURISE destacou o papel do turismo como um setor vital que conecta indústrias, economias e regiões para enfrentar...

Categorias