19 abril, 2024

Últimas:

Sem vagas de UTI, Santa Casa de Jaú pede ajuda para transferir pacientes: ‘Chegamos ao colapso’

Anúncios

Sem leitos de UTI disponíveis para tratar a alta demanda de pacientes com Covid-19, a Santa Casa de Jaú (SP) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (25) pedindo ajuda para diminuir a fila de espera no hospital e até citou “colapso” na unidade.

Segundo a carta enviada pela diretoria da unidade, que é referência para o tratamento da Covid na região, a Santa Casa “está trabalhando acima do seu limite estrutural e humano”.

Anúncios

Nesta segunda-feira, o hospital informou que tinha 115 pacientes internados com suspeita ou com diagnóstico confirmado de coronavírus. Destes, 30 estavam no pronto-socorro e dez aguardavam vaga na UTI.

“Não temos mais espaço físico, não há mais leitos com saídas de oxigênio disponível”, explica na carta.

Anúncios

A Santa Casa informou ainda que, devido à alta demanda de pacientes com Covid no pronto-socorro, a equipe teve que alocar pacientes na sala de sutura, sala de observação geral, consultórios médicos e sala de emergência.

Santa Casa de Jaú não tem leitos de UTI disponíveis — Foto: Santa Casa de Jaú/Divulgação
Santa Casa de Jaú não tem leitos de UTI disponíveis (Foto: Santa Casa de Jaú/Divulgação)

Por isso, o hospital pediu apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru e da Central Reguladora de Vagas (CROSS) para transferir os pacientes internados em Jaú para outras unidades, independentemente da doença.

“Não sabemos mais o que fazer, chegamos ao colapso”, admite a diretoria da Santa Casa.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde estadual e aguarda retorno sobre as ações da pasta para atender ao pedido de socorro da Santa Casa de Jaú.

Santa Casa de Jaú pede ajuda para transferir pacientes com Covid — Foto: Santa Casa de Jaú/Divulgação
Santa Casa de Jaú pede ajuda para transferir pacientes com Covid (Foto: Santa Casa de Jaú/Divulgação)

Fase vermelha

Jaú faz parte do DRS de Bauru, que foi rebaixado para a fase vermelha da quarentena na última reclassificação do Plano São Paulo. A prefeitura de Jaú publicou um decreto adequando a cidade às regras mais restritivas do plano, para evitar a disseminação da Covid no município.

Segundo o documento, não podem funcionar com atendimento ao público as atividades não-essenciais, como lojas do comércio em geral e escritórios. Já as atividades consideradas essenciais (supermercados, farmácias, restaurantes, etc) podem atender com restrições.

No caso de bares, restaurantes e lanchonetes, o atendimento deve ser feito exclusivamente por delivery e drive-thru, sem consumo no local.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Jaú nesta segunda-feira (25), a cidade tinha 6.081 casos positivos de coronavírus e 124 mortes pela doença.

Sem vagas de UTI, Santa Casa de Jaú pede ajuda para transferir pacientes — Foto: Vanessa Aguiar/TV TEM
Sem vagas de UTI, Santa Casa de Jaú pede ajuda para transferir pacientes (Foto: Vanessa Aguiar/TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias