Anúncios
Sem leitos de UTI disponíveis para tratar a alta demanda de pacientes com Covid-19, a Santa Casa de Jaú (SP) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (25) pedindo ajuda para diminuir a fila de espera no hospital e até citou “colapso” na unidade.
Segundo a carta enviada pela diretoria da unidade, que é referência para o tratamento da Covid na região, a Santa Casa “está trabalhando acima do seu limite estrutural e humano”.
Anúncios
Nesta segunda-feira, o hospital informou que tinha 115 pacientes internados com suspeita ou com diagnóstico confirmado de coronavírus. Destes, 30 estavam no pronto-socorro e dez aguardavam vaga na UTI.
“Não temos mais espaço físico, não há mais leitos com saídas de oxigênio disponível”, explica na carta.
Anúncios
A Santa Casa informou ainda que, devido à alta demanda de pacientes com Covid no pronto-socorro, a equipe teve que alocar pacientes na sala de sutura, sala de observação geral, consultórios médicos e sala de emergência.
Por isso, o hospital pediu apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru e da Central Reguladora de Vagas (CROSS) para transferir os pacientes internados em Jaú para outras unidades, independentemente da doença.
“Não sabemos mais o que fazer, chegamos ao colapso”, admite a diretoria da Santa Casa.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde estadual e aguarda retorno sobre as ações da pasta para atender ao pedido de socorro da Santa Casa de Jaú.
Fase vermelha
Jaú faz parte do DRS de Bauru, que foi rebaixado para a fase vermelha da quarentena na última reclassificação do Plano São Paulo. A prefeitura de Jaú publicou um decreto adequando a cidade às regras mais restritivas do plano, para evitar a disseminação da Covid no município.
Segundo o documento, não podem funcionar com atendimento ao público as atividades não-essenciais, como lojas do comércio em geral e escritórios. Já as atividades consideradas essenciais (supermercados, farmácias, restaurantes, etc) podem atender com restrições.
No caso de bares, restaurantes e lanchonetes, o atendimento deve ser feito exclusivamente por delivery e drive-thru, sem consumo no local.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Jaú nesta segunda-feira (25), a cidade tinha 6.081 casos positivos de coronavírus e 124 mortes pela doença.
Fonte: G1