26 de novembro, 2025

Últimas:

Sem saber, ursos-polares alimentam o Ártico inteiro com restos de suas caçadas

Anúncios

Um novo estudo publicado na revista Oikos revelou um papel pouco conhecido dos ursos-polares: o de provedores de alimento para uma ampla rede de espécies no Ártico. Pesquisadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, e da San Diego Zoo Wildlife Alliance, nos EUA, em parceria com cientistas do governo canadense e da Universidade de Alberta, estimam que os ursos deixam para trás cerca de 7,6 milhões de quilos de carcaças por ano, criando uma fonte essencial de alimento para diversos animais.

Os ursos-polares caçam focas no gelo marinho e abandonam parte de suas presas, transferindo alimento do oceano para o ambiente terrestre. Esse processo sustenta ao menos 11 espécies conhecidas, como raposas-do-ártico e corvos, além de outras oito que também podem se beneficiar.

Anúncios

“Não há outra espécie que substitua o papel do urso-polar”, afirma Holly Gamblin, autora principal do estudo e doutoranda da Universidade de Manitoba. “Eles arrastam suas presas da água para o gelo, deixando restos substanciais que alimentam outras espécies.”

Com o avanço do aquecimento global e a redução do gelo marinho, os ursos-polares perdem território e fontes de alimento, e, com eles, toda a cadeia que depende de suas sobras. Estima-se que diminuição de duas subpopulações de ursos-polares já resultou na perda de mais de 300 toneladas anuais de alimento para os animais necrófagos da região.

Anúncios

Segundo os pesquisadores, o estudo reforça que a sobrevivência desses predadores vai além da preservação de uma espécie emblemática, sendo vital para manter o equilíbrio e a interdependência do ecossistema ártico diante das ameaças climáticas.

Urso polar (Foto: Hans-Jurgen Mager/Unplash)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma aposta de Cachoeira do Sul (RS) acertou as seis dezenas do concurso 2.943 da Mega-Sena e levou o...

Categorias