Anúncios
Definitivamente não há crise no mercado pet brasileiro. E os números estão aí para comprovar: somente em 2016 o faturamento no setor girou em torno de R$ 18,9 bilhões, e a perspectiva é que até o final do ano esse número aumente para mais de R$ 19 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet)Por isso é extremamente comum percebermos que os lares brasileiros estão cada vez mais repletos de pets.
No nosso País, 61% dos brasileiros possuem pelo menos um animal de estimação, e 89% desses tutores consideram o seu animal de estimação um amigo e, efetivamente, um membro de sua família.Prova disso é que, atualmente, são mais de 130 milhões de animais domésticos convivendo harmoniosamente entre as mais de 65 milhões de residências no Brasil. Justamente por isso, o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Anúncios
Dissonância
Apesar do novo comportamento nos lares brasileiros quanto a tratar o pet como um membro da família, por que ainda há tantos empreendedores e empresários do segmento reclamando que as contas não fecham?
Anúncios
Para o professor Marco Antonio Gioso, veterinário, coach e livre docente da USP, o grande vilão é a falta de planejamento, de visão empresarial e empreendedora sobre o negócio pet.”O problema é que muitos não sabem como administrar, como gerir o seu negócio. Perdem-se porque não sabem ser gestores, não têm liderança e muito menos não conseguem ser donos da sua própria empresa.
Eles ainda não aprenderam que não devem “ser” sua empresa, mas sim ‘ter’ sua empresa”, explica Gioso já está há mais de 15 anos ministrando cursos, treinamentos e dando consultorias voltadas à gestão e marketing e percebeu que esse gap entre a teoria e a prática estava levando muitos empresários do setor a fechar as suas portas.E para ajudar quem já estava à beira da falência, mas não conseguia participar presencialmente de um de seus cursos, foi criado pela Clínica
Empreendedora o Gestão e Marketing Online para Negócios Pet, com coordenação científica do Prof. Gioso, para quem tem consultório, clínica ou hospital veterinário ou petshop.”É uma nova versão do curso presencial que já ajudou mais de duas mil empresários a saírem da total apatia financeira para o crescimento em faturamento de até 500%. Queremos quebrar as barreiras geográficas e dar ao aluno todo o material necessário de forma totalmente online, sem a necessidade de deslocamento, mas como toda a estrutura de suporte”, completa.
Fonte: JCnet