Anúncios
Quem passou pelo Rio Pinheiros nesta segunda-feira (9) percebeu a coloração diferente da água: ela está verde.
O rio, que nasce do encontro do Rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no Rio Tietê, também vem sofrendo forte impacto com a seca.
Anúncios
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o período seco agravado pela forte estiagem, diminui significativamente as contribuições dos afluentes do rio Pinheiros, mantendo uma vazão muito baixa na calha principal do rio e favorecendo a proliferação de algas, devido às elevadas concentrações de nutrientes.
“A coloração verde está associada com a presença das algas. A Cetesb continua em alerta neste período crítico e monitorando as condições de qualidade dos rios e represas na RMSP e no Estado.”
Anúncios
Recorde de calor
A cidade de São Paulo registrou a maior temperatura do inverno neste domingo (8).
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura, os termômetros das estações meteorológicas automáticas registraram média de 33,9°C, sendo que a máxima absoluta ocorreu na Freguesia do Ó, Zona Norte da Capital, com 35,2°C.
O calor permanece e ganha força ao longo da semana. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um novo recorde pode ser batido na sexta (13), quando a temperatura deve chegar a 36°C.
Por conta da previsão, a Defesa Civil da capital decretou estado de atenção para altas temperaturas desde domingo.
Fonte: G1