12 de janeiro, 2026

Últimas:

Seis professores do IBB/Unesp figuram entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo

Anúncios

Reconhecimento reforça a excelência científica do Instituto de Biociências de Botucatu em ranking internacional

Seis docentes do Instituto de Biociências da Unesp (IBB), em Botucatu, foram incluídos na lista dos Top 2% Melhores Cientistas do Mundo, elaborada pela Universidade Stanford (EUA) em parceria com a editora Elsevier. O levantamento, divulgado em 19 de setembro, reconhece os pesquisadores mais influentes com base na relevância de suas publicações e citações acadêmicas.

Anúncios

O ranking é considerado um dos mais respeitados do meio científico, avaliando mais de 100 mil cientistas em 22 grandes áreas e 174 subáreas de pesquisa. Entre os critérios estão o número de citações, coautoria de artigos, índice de Hirsch (h-index) e posição dos autores em instituições de prestígio.

Na edição de 2025, foram contemplados tanto os impactos de trabalhos publicados em 2024 quanto a trajetória científica de toda a carreira. No caso do IBB/Unesp, o número de docentes reconhecidos aumentou em relação ao ano anterior, ampliando a representatividade da unidade no ranking internacional.

Anúncios

Pesquisadores mais influentes em 2024

  • José Mauricio Sforcin
  • Luiz Claudio Di Stasi
  • Marcos Gomes Nogueira

Pesquisadores mais influentes em toda a carreira

  • José Mauricio Sforcin
  • Fausto Foresti
  • Alessandro Francisco Talamini do Amarante
  • Luiz Claudio Di Stasi
  • Clélia Akiko Hiruma Lima
  • Marcos Gomes Nogueira

Repercussão

A diretora do IBB/Unesp, professora Percilia Giaquinto, destacou a importância do reconhecimento:

“Estar entre os 2% de pesquisadores mais citados do mundo representa não apenas a valorização da qualidade da produção científica, mas também evidencia a contribuição de nossos docentes para o avanço do conhecimento em diferentes áreas. Esse resultado reafirma o papel do IBB/Unesp como um centro de excelência acadêmica e científica”, ressaltou.

A base de dados utilizada para o levantamento é a “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, com atualização em agosto de 2025.

Talvez te interesse

Últimas

Solução geoespacial para uso marítimo crítico em segurança estabelece referência global para automação de cartografias náuticas...

Categorias