Anúncios
O verão está chegando e as preocupações com os efeitos negativos da exposição à luz do sol aumentam de acordo com a elevação da temperatura. O uso dos famosos PROTETORES SOLARES é a indicação mais certeira para evitar queimaduras indesejadas e o câncer de pele, que é o tipo mais incidente da doença na população brasileira.
Anúncios
Antes de mais nada, é necessário lembrar que o filtro solar deve ser usado diariamente,INDEPENDENTE DA COR DA PELE E DA ESTAÇÃO DO ANO. “Ele é mandatório para todas as pessoas. Uns acham que não precisam usar antes de ir para escola, por exemplo. Ele é recomendado para todos os dias do ano. O efeito do sol é somatório”, explica o dermatologista ÉMERSON LIMA, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Anúncios
A FREQUÊNCIA DE CÂNCER DE PELE EM ADULTOS JOVENS TEM AUMENTADO
Geralmente, a atenção ao uso dos filtros está nos banhos de praia e piscina. Como Lima disse, os efeitos do sol são somatórios. “Lá na frente, você pode advir das consequências”, fala. Isso pode acontecer em forma de manchas (principalmente em mulheres que tomam pílula anticoncepcional e fazem reposição hormonal), ressecamento (que facilita o surgimento de feridas) e câncer. “Temos visto cada vez mais jovens de até 30 anos com câncer de pele. É preciso ter uma POSTURA RESPONSÁVEL em relação à luz solar, usar óculos de sol, chapéu e roupa. Assim, são boas as chances de prevenção”.
MESMO EM DIAS CHUVOSOS, OS RAIOS SÃO PERIGOSOS
“Se tem luz, ela não é da lua, é do sol”. De acordo com o especialista, entre 15 E 20% DOS RAIOS SOLARES DEIXAM DE ATINGIR AS PESSOAS EM DIAS CHUVOSOS. “Elas podem estar menos ou mais intensas, mas vai existir a necessidade”.
Lima ainda alerta para quem mora ou frequenta áreas de montanhas. “Nestes locais, a incidência de câncer de pele é maior porque TEM MAIS RADIAÇÃO do que no nível do mar, por exemplo”.
LUZES ARTIFICIAIS TAMBÉM APRESENTAM RISCOS
A luz visível – aquela que vem das lâmpadas e do seu computador, por exemplo – também é prejudicial para a pele, podendo causar INFLAMAÇÕES E MANCHAS em alguns casos. Para pessoas com doenças como o lúpus ou dermatológicas, uma boa opção são os protetores solares coloridos. “A gente acha que eles funcionam só como corretivos e maquiagens, mas são como BARREIRAS FÍSICAS CONTRA ESSE TIPO DE LUZ”.
Na hora de escolher o produto a ser usado, fique sempre atenta ao número do FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (FPS), que defende a pele contra as queimaduras dos raios UVB. Já a proteção contra os raios UVA, fica a cargo do FATOR PPD (Persistent Pigment Darkening), que é a metade do FPS. “Se ele tem FPS 60, tem PPD 30. Então, é de AMPLO ESPECTRO, protegendo contra as duas”.
AS VIDRAÇAS NÃO PROTEGEM DO JEITO QUE VOCÊ IMAGINA
Segundo Lima, o mesmo filtro solar usado na praia pode ser aplicado na cidade e, independente de onde você estiver, TODA A ÁREA EXPOSTA merece o cuidado. “Se você não consegue reaplicar várias vezes, faça, pelo menos, DUAS VEZES AO DIA. O ideal seria, no mínimo, a cada quatro horas”.
Mesmo tendo outras medidas fotoprotetoras, como cortinas e roupas, os locais fechados também apresentam riscos, porém eles são menores. “Estudos comprovam que as VIDRAÇAS DEIXAM PASSAR 70% DOS RAIOS UVA”. Se você trabalha sob a luz do sol ou locais mais arejados, é preciso ter mais atenção.
Já na praia e na piscina, a recomendação médica é que o filtro seja repassado a cada hora. “Sentar na cadeira, usar uma camiseta ou encostar em uma canga podem tirar o creme”. Além disso, proteja-se usando chapéus e roupas adequadas.
NÃO PASSE PARA ESPALHAR
“Se fossemos imaginar o ideal, a quantidade certa seria uma colher de sopa cheia, cerca de dois gramas do produto por centímetro quadrado. Só que ninguém consegue aplicar isso, nem em uma praia de nudismo”, aponta Lima.
Portanto, a recomendação é que a aplicação que fique o mais espessa possível e que a pessoa se sinta confortável. “Queremos a adesão ao uso. Tendemos a espalhá-lo, para sumir. E isso REDUZ EM 50% o FPS. Por isso, sempre opte por fatores de proteção altos”.
AS CRIANÇAS RESISTEM, MAS PERDEM O PRODUTO MAIS FACILMENTE
De acordo com o dermatologista, os pequenos perdem o filtro solar com muito mais facilidade. “Procure por aqueles com maior CAPACIDADE DE GRUDAR NA PELE. O adulto escolhe o protetor pela cosmética. Na criança, ele deve ser MAIS GORDUROSO para que a transpiração não leve com facilidade”.
CAMPANHAS DE PREVENÇÃO
No próximo sábado (7), a SBD vai promover o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE, conhecido como DIA C. De acordo com a instituição, cerca de 3.000 dermatologistas voluntários vão realizar consultas gratuitas em 121 postos de atendimento, em 23 estados brasileiros. A lista completa dos postos de atendimento também está disponível aqui.
Fonte: Daquidali