Anúncios
Nove pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas em um ataque em Dayton, no estado americano de Ohio, nos Estados Unidos. O crime ocorreu após um homem armado começar a atirar no centro da cidade, por volta das 2h deste domingo (horário de Brasília), numa área que concentra bares e restaurantes. O autor dos disparos, Connor Betts, de 24 anos, foi morto a tiros pela polícia. Sua irmã, Megan Betts, de 22, está entre os mortos. As vítimas tinham entre 22 e 57 anos.
Em menos de 24 horas esse é o segundo ataque com arma de fogo no país, e o 32º no ano nos EUA. Um homem matou 20 e deixou 26 feridos, na tarde deste sábado, em um supermercado de El Paso, no Texas. Após os dois ataques, que juntos deixaram 29 vítimas, o presidente Donald Trump ordenou que as bandeiras no país ficassem a meio mastro por cinco dias.
Anúncios
De acordo com a polícia de Dayton, em comunicado nas redes sociais, havia viaturas próximas ao local do crime, o que possibilitou que o suspeito fosse contido rapidamente. O jornal americado The New York Times afirmou que 15 pessoas foram levadas para o hospital Miami Valley, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.
A prefeita de Dayton, Nan Whaley, disse estar “de coração partido” com o ataque na cidade, que tem cerca de 140 mil habitantes. Em entrevista coletiva, ela afirmou que o atirador usava colete à prova de balas e portava uma arma de alta capacidade. Segundo ela, o autor também tinha mais munição.
Anúncios
— Em menos de um minuto, os primeiros policiais de Dayton neutralizaram o atirador — disse Whaley, acrescentando que a motivação por trás do crime ainda é desconhecida. — Como prefeita fiquei impressionada com a ação da polícia.
Segundo a prefeita, os policiais chegaram e conseguiram conter o atirador em menos de um minuto.
— Centenas de pessoa podiam estar mortas — comentou a prefeita, que ainda lembrou os tornados que atingiram a região há alguns meses. — Foram seis meses difíceis para nossa comunidade.
O presidente americano, Donald Trump, comentou o episódio pelo Twitter: “O FBI, a polícia local e a estadual estão trabalhando juntos em El Paso e em Dayton, Ohio. As informações estão sendo rapidamente apuradas em Dayton. Muito já avançou em El Paso. A aplicação da lei foi muito rápida em ambos os casos. Atualizações serão dadas ao longo do dia!”
O Departamento de Polícia de Dayton estabeleceu um centro de assistência familiar no Centro de Convenções de Dayton.
Pelo menos dois candidatos, o prefeito Pete Buttigieg, de South Bend, Indiana, e o ex-congressista nativo de El Paso, Beto O’Rourke, estabeleceram conexões entre o tiroteio e o ressurgimento do nacionalismo branco e da política xenofóbica nos Estados Unidos.
– Os Estados Unidos estão sob ataque do terrorismo nacionalista branco local – disse Buttigieg em um evento em Las Vegas.
Uma característica da presidência de Trump tem sido sua determinação em conter a imigração ilegal. Os críticos dizem que a retórica utilizada em torno da questão, bem como outros comentários sobre as minorias, é divisiva e alimenta o racismo e a xenofobia.
O ataque ocorreu do lado de fora de um bar chamado Ned Peppers. Em seu perfil no Instagram, o estabelecimento postou uma mensagem em que afirmava que os funcionários do bar estavam seguros.
Segundo o jornal “Dayton Daily”, uma pessoa que estava no bar na hora do ataque disse, pelo Facebook, que o tiroteio aconteceu em frente a uma área do pátio externo do estabelecimento.
Uma testemunha disse à rede britânica BBC que estava próxima ao local, em um show de rap que foi evacuado.
— Saímos todos com rapidez e segurança — disse Jae Williams. — Ficamos todos chocados.
O governador de Ohio, Mike DeWine, parabenizou a polícia pela rápida atuação e ordenou que as bandeiras do estado fiquem a meio mastro “em homenagem e memória às vítimas que perderam suas vidas nesta manhã”.
Ele também disse que havia sido informado sobre o incidente pelo Departamento de Segurança Pública de Ohio e que a Patrulha Rodoviária Estadual de Ohio ofereceu assistência à polícia local enquanto investigavam o tiroteio.
Ataque no Texas
Treze horas antes, um suspeito havia sido detido após um ataque a tiros em um centro comercial da cidade americana de El Paso, no Texas, que matou ao menos 20 pessoas, segundo o governador Greg Abbott. O chefe de polícia, Greg Allen, afirmou que o ataque deixou 26 feridos, numa ação que está sendo investigada como um crime de ódio.
O ataque a tiros começou por volta das 11h, perto do centro Cielo Vista Mall, que concentra vários restaurantes e é muito movimentado nos finais de semana. O suspeito, identificado como Patrick Wood Crusius, morador de Dallas, que completou 21 anos na semana passada, começou a atirar perto de uma loja da rede Walmart.
Fonte: G1