Sede do Botuprev é inaugurada em Botucatu

Na manhã desta sexta-feira (16) foi realizada a inauguração da sede do Fundo de Previdência do Município de Botucatu (Botuprev), que a partir de 2017 se transformará em autarquia, ou seja, com gestão independente do poder público municipal. O prédio está localizado na Rua Major Moura Campos, 354 – Bairro Alto.

O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto; secretário de Administração e presidente do Botuprev, Reginaldo Mariano da Conceição; secretário da Fazenda, Luiz Augusto Felippe; gerente da Caixa Econômica Federal de Botucatu, Henrique Caramano; gerente de relacionamento do Banco do Brasil, Fernando Nagahara; vereadores Fernando Carmoni e Ednei Lazaro da Costa Carreira; representantes da Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu (ATFPMB) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu (Sispumb); entre outras autoridades e funcionários da Prefeitura.

O espaço inaugurado é totalmente acessível e conta com recepção, banheiros e salas de atendimento aos servidores públicos municipais que buscam dar entrada, passar por perícia médica ou mesmo tirar dúvidas sobre os benefícios de aposentadoria e pensão. O objetivo é oferecer mais qualidade no atendimento a este público, que antes era atendido no prédio que hoje funciona o Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura.

Atualmente 150 servidores da Prefeitura de Botucatu já foram beneficiados com aposentadoria ou pensão através do novo Regime Próprio de Previdência Social [RPPS], em vigor desde janeiro de 2012. A chamada Reforma Administrativa era aguardada pelo funcionalismo municipal desde a década de 90 e foi articulada em diálogo com a própria categoria.

Com o Regime Próprio de Previdência Social foi criado o Fundo Municipal de Previdência [Botuprev], que é utilizado justamente para o pagamento de pensões e aposentadorias. Cada funcionário estatutário passou a contribuir com 11%, já descontados da sua folha de pagamento, enquanto que o Poder Público participa com 14,20%. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil têm a tarefa de indicar os melhores investimentos para aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Previdência.

“O Município de Botucatu está servindo como modelo para outras cidades. Isto mostra a credibilidade do nosso Fundo de Previdência que começou a ser implantado em 2012, do zero, e hoje 150 servidores já foram beneficiados com aposentadoria ou pensão por meio do novo Regime Próprio, todos aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado. Este ano fechamos com mais de R$ 100 milhões aplicados”, informa Reginaldo Mariano, secretário de Administração e presidente do Botuprev.

O prefeito João Cury em seu discurso enfatizou que o Botuprev tem como objetivo permitir que os funcionários possam ter uma aposentadoria digna, com salário integral, entre outros benefícios. Ele ainda comentou que já recebeu diversos servidores em seu gabinete que reconhecem as vantagens obtidas com as novas regras de aposentadoria implantadas pelo governo atual.

“Hoje os nossos funcionários possuem mais de 100 milhões de reais aplicados em instituições financeiras sólidas, dinheiro este que está devidamente reservado para fazer frente as aposentadorias. A gestão desse dinheiro é muito transparente, austera e responsável, feita por uma comissão de funcionários públicos bastante séria e competente. Essa é uma grande conquista dos nossos funcionários e um grande legado do nosso governo àqueles que mais nos ajudaram a transformar Botucatu nos últimos oito anos,  em uma cidade melhor para todos”, destaca.

Serviço

Fundo de Previdência do Município de Botucatu (Botuprev)

Rua Major Moura Campos, 354 – Bairro Alto

Tel.: (14) 3811-1406 / 3811-1407

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Scroll Up