26 abril, 2024

Últimas:

Secretário de Saúde de Botucatu busca diminuir o tempo de espera no PS Adulto

Anúncios

Novo secretário municipal de Saúde de Botucatu, o médico André Spadaro, 44 anos, filho do ex-prefeito de Botucatu e também médico, Dr. Joel Spadaro, está ciente da sua responsabilidade. A Saúde é sempre um dos principais alvo de reclamação da população contra as administrações públicas.

O Jornal Leia Notícias entrevistou o secretário, que avaliou os problemas da Saúde em Botucatu, principalmente em relação ao Pronto Socorro Adulto, e revelou as ações que serão tomadas.

Anúncios

LEIA NOTÍCIAS – O senhor é filho do ex-prefeito Joel Spadaro, tem mais proximidade com o trabalho da administração pública, além de toda sua experiência adquirida como médico. O que o senhor aponta como o principal problema da Saúde de Botucatu?
DR. ANDRÉ SPADARO – Entendo que dentre as principais queixas identificadas no período de campanha eleitoral e propagadas nas redes sociais e através da imprensa, a demora no atendimento no PS Adulto, em horários de pico, se destaca como o principal problema identificado pela população. Outros temas recorrentes de reclamações são: a demora para agendamento de consultas na rede básica e o fechamento de unidades para reuniões de planejamento em horário comercial.

LEIA NOTÍCIAS – Durante a campanha o prefeito Mário Pardini disse que se fosse preciso colocaria o gabinete no PS Adulto. O que o senhor entende que deva ser feito para a melhoria do atendimento da população?
DR. ANDRÉ SPADARO – É importante ressaltar que, exceto em casos pontuais, há pouco questionamento em relação à qualidade do atendimento prestado pela equipe multidisciplinar. As reclamações se concentram na demora para o atendimento. A principal razão para estes atrasos reside no fato de que 70 a 80% dos atendimentos do PS Adulto são para pacientes com demandas consideradas não urgentes, classificados com as cores verde e azul pelo protocolo de Manchester, na triagem inicial. A maioria destes pacientes apresentam queixas que poderiam ser solucionadas na rede básica, o que reduziria de forma significativa a demanda do PS Adulto e, consequentemente, o tempo de espera. Nesse sentido, discussões sobre o modelo de acolhimento na rede básica e abertura de mais unidades com horário estendido, que estão em curso, serão decisivas para melhorar o atendimento à população. Outros temas críticos como financiamento, remuneração médica e gestão estão sendo debatidos, em parceria com a superintendência do HC, com transparência, responsabilidade e espírito de cooperação.

Anúncios

LEIA NOTÍCIAS – A saúde é um dos pontos mais delicados de toda administração pública. Em Botucatu não é diferente. Como o senhor visualiza um Sistema de Saúde ideal?
DR. ANDRÉ SPADARO – Os sistemas de saúde britânico e canadense são comumente citados como modelos de qualidade em todo o mundo, mais próximos do que se poderia considerar ideal. No entanto, o modelo escolhido deve se adaptar à realidade do país. O SUS é reconhecido internacional mente como um bom conceito de sistema de saúde. Questões de financiamento, foco em prevenção e resolutividade da atenção primária podem melhorar a eficiência do nosso sistema. O atendimento de pacientes de maior gravidade na chamada Alta Complexidade é muito oneroso.

LEIA NOTÍCIAS – Cite o que mais o senhor pretende implantar na Saúde de Botucatu.
DR. ANDRÉ SPADARO – Todo o trabalho será direcionado para atender os compromissos de campanha do prefeito Mário Pardini, com destaque para: a redução do tempo de espera no PS Adulto; a discussão e implantação do modelo de demanda espontânea na rede básica; a ampliação de horários de atendimento nas UBS, conforme critérios técnicos de demanda local; as medidas para reduzir eventuais desabastecimentos de medicamentos na rede e deficiências de distribuição de remédios entre 12h e 14 horas; e a intensificação de medidas para prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya, entre outras.

Foto: Comunicação

Últimas

Seguro empresarial pode evitar prejuízos

Seguro empresarial pode evitar prejuízos

26/04/2024

No mundo dos negócios, imprevistos podem surgir a qualquer momento. Desde um incêndio no escritório até...

Categorias