25 de setembro, 2024

Últimas:

Secretário de Saúde afirma que Bauru vive surto de doenças respiratórias em crianças

Anúncios

O secretário substituto de Saúde de Bauru (SP), Ezequiel Santos, disse que a cidade vive um surto de doenças respiratórias em crianças. A pasta desconfia que os casos sejam de vírus sincicial respiratório (VSR).

A afirmação foi dada em entrevista à TV TEM nesta sexta-feira (17), durante uma visita às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, que vêm sendo vistoriadas por comissões de fiscalização da Câmara Municipal.

Anúncios

Embora seja confundido, na maioria dos casos, com uma simples gripe, o VSR pode levar até à bronquiolite e à pneumonia. Ele é, inclusive, o principal responsável por infecções de vias respiratórias em bebês de até dois anos.

Altamente contagioso, o vírus é transmitido pelo toque e pelo ar, e entra no organismo pelo nariz e pela garganta. Em 90% das ocorrências, ele se manifesta como um resfriado, provocando tosse, febre, coriza e dor de garganta, mas pode evoluir para falta de ar.

Anúncios

Desde o começo do ano, hospitais pediátricos de todo o país estão registrando um aumento de internações por causa do VSR.

A prefeitura disse que notificou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação na cidade para solicitar orientações. Também informou que já está realizando exames nas unidades de saúde para checar o nível de transmissão no município.

A administração municipal orienta à população com febre e dor de cabeça a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Em casos de muita febre e dificuldade para respirar ou se alimentar, a indicação é de que se procure uma UPA.

A Secretaria de Estado da Saúde disse nesta sexta-feira que não foi formalmente notificada a respeito do ocorrido.

Vírus VSR — Foto: TV Globo/Reprodução
Vírus VSR (Foto: TV Globo/Reprodução)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Organização Mundial de Zonas Francas (World FZO) lançou sua nova identidade corporativa, que coincidiu com seu 10º aniversário....

Categorias