Anúncios
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, parabenizou as instituições brasileiras pela realização do primeiro turno das eleições gerais no país e disse esperar que o segundo turno ocorra “no mesmo espírito de paz e dever cívico”.
“Parabenizamos o povo e as instituições por realizarem um bem-sucedido primeiro turno de eleições e apoiamos seu livre exercício de escolha de seu próximo líder”, escreveu Blinken no Twitter.
Anúncios
“Compartilhamos da confiança do Brasil de que o segundo turno será realizado no mesmo espírito de paz e dever cívico”, acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.
O encarregado de negócios dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, que é atualmente o principal diplomata norte-americano no país, já que os Estados Unidos encontram-se sem embaixador em Brasília, parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral pelo primeiro turno do pleito.
Anúncios
“Parabéns ao povo brasileiro pela votação de hoje, maior evento que um país democrático pode ter. Parabenizo também o @TSEjusBR e TREs por garantirem eleições livres, seguras e transparentes a seus cidadãos. Uma verdadeira festa democrática!”, disse o diplomata.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno da eleição presidencial no dia 30 de outubro.
Bolsonaro por várias vezes atacou sem fundamentos o sistema eletrônico de votação e fez alegações falsas de que as urnas eletrônicas não são auditáveis.
No mês passado, Lula se reuniu com Koneff e ouviu dele que os EUA reconheceriam rapidamente o resultado das eleições brasileiras.
No ano passado, o diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). William Burns, disse a autoridades de alto escalão do Brasil que Bolsonaro deveria parar de questionar o sistema eleitoral do país, segundo disseram fontes à Reuters.
Fonte: Yahoo!