Anúncios
O secretário do estado de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto, anunciou que determinou a abertura de um processo administrativo interno para apurar as responsabilidades de quem elaborou o projeto e o colocou em prática a instalação de uma defensa metálica em uma avenida que dá acesso à Rodovia João Ribeiro de Barros (SP-294), em Bauru (SP).
Na quarta-feira (12), moradores do bairro Val de Palmas foram surpreendidos pela instalação de “guard-rails” feita pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), que fecharam o acessofeito através da avenida a Avenida Elias Miguel Maluf ao local e a bairros como Leão 13 e Parque Santa Cândida.
Anúncios
Além de fechar o acesso, a medida foi considerada absurda porque as defensas metálicas também foram instaladas junto a muros de três casas, impedindo a abertura dos portões e que moradores entrassem ou saíssem de suas residências.
Em entrevista à TV TEM, o secretário João Octaviano Machado Neto anunciou que também determinou o afastamento do diretor-regional do DER de Bauru por conta da medida que ele chamou de “equivocada”.
Anúncios
“Foi uma ação equivocada e sem nexo e que já teve consequências, pois ontem (12) mesmo determinei ao superintendente do DER o afastamento do diretor-regional”, disse Machado Neto na entrevista.
Procurada, a assessoria de imprensa Secretaria de Estado de Logística e Transportes informou em nota que “determinou à Superintendência do DER a abertura de sindicância para apurar a colocação de defensas que bloquearam ruas e casas de Bauru”.
O texto da nota diz ainda que o objetivo é investigar “o que diz o projeto que originou no bloqueio, quanto custou aos cofres públicos e que vai pedir o ressarcimento dos recursos gastos”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/h/l/fAQknLR1uQtA6cb2DkoQ/whatsapp-image-2019-06-13-at-16.06.50.jpeg)
Retirada
Após a instalação e protesto de moradores, máquinas e servidores da prefeitura fizeram a retirada das defensas, medida que reforçada pela Secretaria de Transportes, que afirmou em nota que, “assim que soube do caso determinou a retirada completa das defensas”.
“Não é assim que fazemos, pois a atitude do governo do Estado é de diálogo. A cidade tem um prefeito que é a autoridade e, mesmo havendo um problema crônico no local, a medida foi completamente equivocada”, completou o secretário de Transportes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/U/X/k1J2mhTGCeNq2FGnERuQ/guard-rail1.jpg)
Segundo Machado Neto, a secretaria planeja uma ação conjunta com a prefeitura para resolver o problema, que envolve uma questão de segurança de tráfego.
A previsão, explica Machado Neto, é que na próxima semana dirigentes do DER vão se reunir com equipes da prefeitura para definir um cronograma de obras para o local.
Segundo o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSD), a ideia é pedir a duplicação daquela via de acesso, algo que poderá ser contemplado no pacote de contrapartidas por conta da instalação de praças de pedágio na Bauru-Marília (SP-294).
Fonte: G1