13 de junho, 2025

Últimas:

Seca extrema força migração de animais selvagens para áreas urbanas e fazendas na Austrália

Anúncios

Várias partes da Austrália enfrentam condições de seca extrema, e, no Sul, isso tem alterado o comportamento da fauna nativa. Cangurus, emas e outros animais selvagens estão migrando em grande número para zonas urbanas e propriedades rurais em busca de água e alimento. A situação, que afeta especialmente áreas como Whyalla, tem preocupado tanto ambientalistas quanto produtores rurais.

“Temos um problema realmente complexo aqui”, disse Tony Fox, gerente geral do Northern and Yorke Landscape Board (Conselho de Paisagismo do Norte e Yorke) do país, à rede ABC.

Anúncios

Cangurus foram avistados em Whyalla em busca de comida e água — Foto: Fornecido por Lilly Richardson
Cangurus foram avistados em Whyalla em busca de comida e água (Foto: Fornecido por Lilly Richardson)

Segundo ele, os cangurus que invadiram fazendas não apenas competem por recursos, mas também prejudicam o solo. “Os cangurus não só estão tendo dificuldades para encontrar alimento, mas também estão removendo a cobertura do solo em muitas partes da paisagem. Agora estamos mais propensos à poeira, erosão e remoção da camada superficial do solo”, apontou.

E acrescentou: “É uma situação realmente difícil… para um agricultor que tenta administrar sua propriedade de forma sustentável e depois vê grande parte do seu trabalho árduo ser desperdiçado”.

Anúncios

A presença cada vez mais comum dos animais em bairros residenciais tem despertado curiosidade – e compaixão – entre os moradores. No entanto, organizações de resgate e conservação pedem que a população evite oferecer comida ou água.

Moradores estão sendo orientados a não deixar comida e água à disposição de emas e outros animais selvagens (Foto: Fornecido por Sheree Bowley)

“Colocar comida e água lá fora definitivamente os incentiva a ficar”, salientou Cassandra Williams, da organização Whyalla Wildlife Rescue. “Basicamente, eles se acostumam a conviver com humanos, o que os coloca em risco, o que causa mais complicações devido ao trânsito, destruição de propriedades privadas e pode ser um obstáculo para outros animais.”

Além disso, ela alertou que a água da torneira não é adequada para a vida selvagem. “Seus corpos não conseguem lidar com os produtos químicos presentes na água da torneira. Eles [animais] podem realmente ficar doentes.”

Fox comentou que, embora entenda as pessoas quererem ajudar bichos em perigo, intervir pode ter consequências indesejadas. “Esse é um tipo de ciclo natural pelo qual eles estão passando.”

Uma multidão de emas se mudou para Whyalla, na Austrália, em busca de comida e água (Foto: Fornecido por Gerry Richardso)

Williams complementou que realocá-los não é algo aconselhável: “Causa muito estresse ao animal se tivermos que encurralá-lo para pegá-lo e depois removê-lo”. De acordo com ela, eles acabarão indo embora se forem deixados sozinhos.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Brasil é o país que mais realizou procedimentos cirúrgicos em 2023 segundo a ISAPS; Dr. Ronaldo Passalini compartilha sua visão...

Categorias