Anúncios
Khuram Shazad Butt e Rachid Redouane, dois dos três criminosos por trás dos ataques na London Bridge (Foto: Divulgação)
A emissora britânica BBC informou nesta segunda-feira que a Scotland Yard identificou dois dos três terroristas por trás dos ataques da noite de sábado em Londres como Khuram Butt e Rachid Redouane. Ambos moravam na região de Barking, na capital inglesa. Eles são responsáveis pela morte de sete pessoas, além de ter ferido outras 48. As autoridades investigam se os terroristas fazem parte de uma rede mais ampla. O terceiro suspeito ainda não foi identificado.
Mark Rowley, comissário assistente da Polícia Metropolitana, informou que Butt, cidadão britânico de 27 anos nascido no Paquistão, era conhecido pelos serviços de inteligência britânico, MI5, mas não havia evidência de planejamento da ação. Ele teria aparecido em documentário sobre jihadistas no Reino Unido veiculado no ano passado no “Channel 4” da TV britânica, chamado “The Jihadis Next Door” (Os Vizinhos Jihadistas, em tradução livre).
Anúncios
— Não há (vestígios de) inteligência que indiquem que o ataque estava sendo planejado e a investigação tinha sido priorizada — disse a polícia.
Ele era apoiador do grupo islâmico al-Muhajiroun, que, no mês passado, instigava seus participantes a não comparecer às eleições britânicas na próxima quinta-feira, informou o jornal “The Guardian”. Segundo vizinhos da região onde morava, ele era filho de pais paquistaneses da cidade de Jhelum, na província de Punjab, mas foi criado no Reino Unido. Era torcedor do time de futebol Arsenal, cuja camisa vestia durante o ataque.
Anúncios
O outro agressor identificado é Rachid Redouane, 30 anos, que também usava a identidade Rachid Elkhdar e não era conhecido pela polícia. Ele teria cidadania marroquina e líbia.
Fonte: Extra