20 abril, 2024

Últimas:

Saúde Bucal de crianças recebe atenção especial em Botucatu

Anúncios

A Fundação UNI, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, acaba de concluir mais um curso dentro do seu Programa de Educação Permanente. Desta vez, o foco foi a Odontopediatria, tema conduzido pela Dra. Maria Carolina Salomé Marquezin (especialista, mestre e doutora em odontopediatria pela Unicamp e em andamento no pós-doutorado pela Unifesp). A capacitação, com início em agosto do ano passado, foi acompanhada por mais de 40 profissionais, entre dentistas e auxiliares, que atuam em unidades de saúde de Botucatu.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Lucele Vieira Marins, o curso baseou-se em sete módulos, abordando diferentes temas. Entre os principais estão o manejo psicológico do paciente infantil, que consiste em técnicas de condicionamento para que a criança se familiarize com o tratamento odontológico. Além da prevenção, que deve ser trabalhada junto aos responsáveis mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentes do bebê.

Anúncios

A coordenadora ainda ressalta que a odontopediatria é uma área desafiadora. “Temos a missão de conscientizar cada vez mais as crianças e seus responsáveis sobre a importância da prevenção em saúde bucal. Neste intuito, uma grande parcela das nossas ações são destinadas a essa faixa etária”, afirma.

Trabalho nas escolas

Anúncios

Para se ter ideia, em 2017, somados os 12 postos de saúde em que a Fundação UNI atua em Botucatu, foram mais de 140 mil procedimentos dentários. Deste total, 45% dos procedimentos (curativos e preventivos) são voltados para crianças e adolescentes.

Em Botucatu, esse trabalho preventivo é realizado nas creches e escolas com palestras, atividades lúdicas, escovação supervisionada e entrega de escovas e cremes dentais. A expectativa é que sejam entregues, somente para este ano, mais de 30 mil escovas e 12 mil cremes dentais para uso dentro das unidades de ensino de Botucatu.

“Neste momento as equipes de saúde bucal estão avaliando as condições odontológicas das crianças nas escolas de Ensino Fundamental, oferecendo ações necessárias conforme o risco detectado e encaminhando para tratamento nas Unidades de Saúde. Para este ano queremos intensificar essa parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, complementa Lucele.

Sobre a Fundação UNI

A Fundação UNI é uma entidade jurídica de direito privado, de fins não-lucrativos, sediada em Botucatu (SP), com a missão de apoiar a formação de profissionais, do desenvolvimento do sistema local de Saúde e da organização da comunidade.

Apoiada no tripé: universidade – sistema local de saúde – sociedade civil organizada, a Fundação UNI foi implantada em Botucatu em 1997, como estratégia de construir parcerias permanentes e fortalecer o caráter tripartite da UNI (Uma Nova Iniciativa). Em 2009, a Fundação UNI foi qualificada como Organização Social pelo Município de Botucatu.

Os contratos de Gestão com a Fundação UNI atuam, de forma decisiva, na melhoria da qualidade do cuidado em saúde e implementação de novos serviços, contando atualmente com mais de 500 profissionais de saúde contratados em São Manuel e Botucatu.

Serviço

Fundação UNI

Av. Mario Sartor, 52 – Distrito Industrial – Botucatu (SP)

Tel.: (14) 3815-3133 / (14) 3814-0167

Site: http://www.fundacaouni.org.br

Fanpage: facebook.com/FundacaoUNI

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias