Anúncios
O corpo mais brilhante do nosso céu é a estrela Sirius, conhecida também como Alpha Canis Majoris. Mas isso pode mudar graças a um projeto financiado por um programa de crowdfunding na Rússia.
Cientistas pretendem lançar um satélite batizado de “Mayac” (Farol) ao espaço, se tornando no objeto mais brilhante do céu além do Sol, graças à uma enorme folha reflexiva.
Anúncios
O lançamento está marcado para o próximo verão e espera-se que o equipamento esteja a bordo da Soyuz 2 com ajuda da Roscosmos, a agência espacial russa.
A pequena nave espacial lançará um refletor solar em forma de pirâmide gigante em órbita. Desta forma, o Mayac estará sempre no caminho da luz do Sol, brilhando em diferentes locais da Terra dependendo de sua rotação.
Anúncios
Por enquanto, o objetivo do projeto é provar que o equipamento funcione, motivando e atraindo jovens cientistas russos ao programa espacial do país.
Posteriormente, a ideia é ampliar o programa e criar uma estrutura de espelhos capazes de iluminar outras partes da Terra durante a noite. Sendo assim, o dia teria mais horas, o que poderia ser vantajoso para agricultores do mundo inteiro.
Fonte: Yahoo!