Anúncios
Um sarcófago romano de 1.700 anos foi encontrado sendo usado como mesa em um bar de uma praia em Varna, na Bulgária, segundo o jornal Daily Mail.
Um ex-policial estava de férias e visitando o bar quando desconfiou que a mesa decorada poderia ser um artefato histórico. Ele decidiu avisar as autoridades locais, que convocaram arqueólogos para verificar se o objeto tinha valor histórico.
Anúncios
Os arqueólogos confirmaram que o caixão de calcário e seus elementos decorativos eram consistentes com outros relicários do noroeste da Bulgária.
O sarcófago tem em suas laterais grinaldas e desenho de animais, flores e frutas, enquanto sua parte superior havia sido substituída por pedra, que servia como balcão para os clientes.
Anúncios
Apesar de os arqueólogos do Museu Regional de História terem relatado que o sarcófago parecia ter sido repintado, a equipe informou que ele era autêntico, após removerem parte da tinta.
O sarcófago romano de 2,4 metros de comprimento foi transferido para o Museu Arqueológico em Varna, onde passará por exames adicionais.
Ainda não está claro a origem exata do sarcófago, mas os arqueólogos disseram à mídia local que o estilo do design não é típico de outros artefatos romanos encontrados em Varna e provavelmente foi trazido de outra região da Bulgária.
Fotos e vídeos postados online revelaram que o sarcófago antigo vinha sendo usado como mesa de bar desde pelo menos 2020, o que levou as autoridades a iniciarem uma investigação preliminar para descobrir como o objeto foi parar na praia.
Na Bulgária, “todo objeto que tenha valor arqueológico, independentemente de onde, quando e por quem foi encontrado, pertence ao Estado”, disse arqueólogo Alexander Minchev, à Televisão Nacional Búlgara.
Artefatos romanos são comumente traficados na Bulgária. Em 2020, a polícia apreendeu 4.600 itens arqueológicos levados da Bulgária para o Reino Unido.
Fonte: Época