Anúncios
Um sarcófago foi descoberto em um cemitério de 2 mil anos da era romana no norte da Faixa de Gaza, afirmou o Ministério de Antiguidades da Palestina nesta terça-feira (14). O caixão é feito de chumbo e provavelmente pertenceu a um indivíduo importante da sociedade da época.
Tareq Al-Af, porta-voz do ministério, disse em comunicado que o sarcófago ainda não foi aberto, pois os arqueólogos locais estão esperando a chegada de estudiosos de outros países que são especializados em analisar artefatos do tipo.
Anúncios
“Para preservá-lo, o ministério selou a área e o sarcófago foi transferido para o depósito de antiguidades, para que possa ser identificado com a participação de especialistas franceses que devem chegar”, disse Al-Af.
Potes de barro e outros pertences que apontam para a época romana, há cerca de 2.000 anos, também foram encontrados no cemitério. De acordo com Al-Af, séculos atrás, aquela área da Faixa de Gaza serviu como porto marítimo greco-romano.
Anúncios
Até agora, 90 valas individuais e coletivas foram encontradas no local, que está sendo supervisionado por uma equipe francesa de especialistas. O sarcófago foi descoberto no ano passado por trabalhadores da construção civil enquanto trabalhavam em um projeto habitacional financiado pelo Egito.
Fonte: Yahoo!