São Paulo cria setor de “excelência médica”, convida Kaká e recebe aparelhos novos para o Reffis

Em uma temporada na qual o elenco profissional sofre com o acúmulo de lesões, o São Paulo diagnosticou a necessidade de modernizar o Reffis no CT da Barra Funda. O início do processo de atualização do departamento médico e físico vai começar nesta terça-feira, com a chegada de novos aparelhos no local de treinos da equipe.

Turíbio Leite de Barros, ex-fisiologista do clube e criador do Reffis, obteve quatro aparelhos (câmara hiperbárica, cadeira flexora, rota de calf e simulador de corrida) para reforçar a preparação dos atletas. A entrega será em cerimônia que vai reunir o departamento de futebol e um novo grupo do clube.

Além dos novos aparelhos, o São Paulo criará a Divisão de Excelência Médica (DEM), que vai reunir e coordenar os departamentos médicos do clube sobre prevenção, tratamento, condicionamento físico, saúde e bem-estar. Esse novo grupo abrangerá futebol masculino, feminino, base, basquete, vôlei feminino e outros esportes profissionais tricolores.

CT da Barra Funda vai receber novos aparelhos nesta terça-feira — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
CT da Barra Funda vai receber novos aparelhos nesta terça-feira (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Essa divisão contará também um conselho de notáveis, que dará apoio e aconselhamento aos departamentos sobre as questões médicas. O ex-meia Kaká, pentacampeão mundial com a seleção brasileira, está nessa divisão.

O DEM vai se reportar diretamente para a presidência; no caso atual, ao presidente Julio Casares, que estava presente na divulgação do projeto em reunião do Conselho Deliberativo, no sábado.

Kaká conversou com Hernán Crespo em visita recente ao São Paulo — Foto: São Paulo FC
Kaká conversou com Hernán Crespo em visita recente ao São Paulo (Foto: São Paulo FC)

A comissão encarregada dessa nova divisão do São Paulo reúne três nomes da área de saúde (Turíbio Leite, Fernando Fernandes e Marcos Nobel), três conselheiros (Dorival Decosseau, Daurio Speranzini Junior e Jaime Franco) e três nomes do executivo (Marcio Carlomagno, Érika Podadera e Roberto Armelin).

O grupo terá o conselho de notáveis formado por Kaká e mais sete profissionais de saúde (fisiologia – Turibio Leite de Barros, Biomecanica – Julio Serrão, Endocrionologia – Claudio Carter, Fisioterapia – Gercelie Angelie, Pneumologia – José Roberto Jardim, Pediatria – Fernando Fernandes, Nutrição – Antonio Lancha Junior).

O São Paulo admite a necessidade de atualizar o Reffis e busca parceiros para conseguir reformar esse setor do CT da Barra Funda. O clube ainda identifica possíveis parceiros e busca patrocínio para bancar toda a atualização do departamento, anteriormente referência no país.

Fonte: G1

Scroll Up