26 abril, 2024

Últimas:

São Manuel: Um dos protagonistas da Revolução de 32 nasceu em São Manuel e se tornou o primeiro “M” da sigla MMDC

Anúncios

Há 90 anos, os paulistas se levantavam contra o governo federal para exigir uma nova constituição. O estopim da guerra foi a morte de quatro jovens estudantes. Em São Manuel, a fazenda onde viveu um dos jovens mortos, Mário Martins de Almeida, ainda é preservada pela família. O antigo casarão ainda guarda detalhes do século 19. Tudo muito conservado.

Nos banheiros ainda se usam as banheiras antigas. Os móveis, em perfeito estado, fazem quem entra na casa voltar no tempo. Nas paredes estão retratos de figuras do passado, muitos deles, parecem pintados à mão e documentos com mais de 100 anos ainda permanecem bem guardados. Foi no casarão que Mário Martins de Almeida viveu parte da juventude. “Ele foi um dos protagonistas da revolução de 1932”, explica Eduardo Ayres Delamonica, pesquisador histórico.

Anúncios

Em 1930, um ano depois da crise do café, Getúlio Vargas assumiu o país. No governo provisório, o presidente nomeou interventores para governar São Paulo. Contrariados, os grandes fazendeiros de café, começaram a organizar um movimento no estado para derrubar Vargas e pedir uma nova constituição no país.

O estopim da revolta teve início com a morte de quatro jovens no centro da cidade de São Paulo, em 23 de maio de 32. Os estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade morreram durante uma tentativa de invasão ao escritório da Liga Revolucionária, grupo que apoiava o governo.

Anúncios

“Colocaram uma escada para tentar subir e esses quatro, no meio da multidão, foram alvejados e os corpos caíram no chão. Os manifestantes, como forma de protesto, carregaram os corpos e levaram até a Praça da República, onde existe um monumento erguido para eles, dali começou a revolução de 32”, ressalta o pesquisador.

Mário Martins morreu durante a invasão à Ligação Revolucionária  (Foto: reprodução/TV Tem)

Mário Martins morreu durante a invasão à Ligação Revolucionária

Das iniciais dos jovens mortos nasceu o movimento oposicionista conhecido como MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Mário Martins foi um dos jovens que morreram em 1932. O primeiro M da sigla é em homenagem ao jovem de São Manuel. No dia 9 de julho de 1932, o estado de São Paulo se levantou em defesa da democracia. “Ele é nascido em São Manuel, nós temos até a certidão de nascimento dele”, ressalta o pesquisador.

Mário Martins de Almeida nasceu em São Manuel em 1901. Estudou na capital e trabalhou em fazendas da família em Sertãozinho, também no interior paulista. Segundo os historiadores, Martins estava na capital para visitar os pais e acabou se envolvendo com a manifestação. O corpo dele foi sepultado em São Paulo e atualmente está no Mausoléu do Obelisco do Ibirapuera. Mas, São Manuel ainda guarda relíquias de um dos seus filhos mais ilustres.

Das iniciais dos nomes dos quatro jovens surgiu o movimento MMDC (Foto: reprodução/TV Tem)

Das iniciais dos nomes dos quatro jovens surgiu o movimento MMDC

No museu da cidade há uma sala exclusiva da revolução de 32. São objetos que homenagem os combatentes desta batalha. São capacetes, fardas e uma pasta só do Mário Martins de Almeida. Inclusive com uma cópia da certidão de nascimento, provando que ele é de São Manuel. Na certidão consta a inscrição de que ele lutou na revolução.

G1

Últimas

Botucatu: Exposição Alquimia da Liberdade terá início neste sábado, 27

26/04/2024

Anúncios No dia 27 de abril, sábado, a partir das 17 horas, ocorrerá a abertura da...

Categorias