Anúncios
Marcos Leonardo foi o artilheiro do Santos na última temporada. O camisa 9 marcou 21 gols em 57 jogos disputados, além de dar cinco assistências. Porém, o jovem atacante pode desfalcar o Peixe em quase toda a primeira fase do Campeonato Paulista.
O atleta de 19 anos foi convocado pela seleção brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano sub-20, que será disputado na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro. A competição dá vaga para a Copa do Mundo da categoria, prevista para ocorrer entre maio e junho, na Indonésia. O atacante Ângelo também está na lista de convocados.
Anúncios
O Paulistão começa no dia 14, cinco dias antes do início do Sul-Americano. A princípio, o técnico Odair Hellmann trabalha já com os possíveis desfalques para a estreia do estadual, contra o Mirassol, às 18h30, na Vila Belmiro.
Existe a possibilidade de o Santos pedir a dispensa dos jogadores, mas o presidente Andres Rueda disse que somente tomará esta atitude se outros clubes conseguirem que a CBF libere os atletas.
Anúncios
Se o Brasil chegar até a última rodada do Sul-Americano, Marcos Leonardo desfalcaria o Santos em oito das 12 rodadas da primeira fase do Campeonato Paulista. Com isso, abre-se uma disputa para saber quem irá substutir o camisa 9.
Uma das opções seria improvisar o colombiano Mendoza. Apesar de estar habituado a jogar pelas pontas, o jogador de 30 anos já disse que poderia atuar mais centralizado ou como um falso 9 para ajudar o time.
– Se for uma necessidade tática, eu vou fazer (jogar centralizado). Tem vários jogadores que podem fazer a posição, eu sou um deles. Se for jogar de 9 ou de falso 9, eu vou jogar. Trabalho bem, me esforço o máximo nos treinos, a preferência sempre é jogar. A decisão é do treinador – comentou o camisa 20 do Peixe ao ser apresentado, na última semana.
A favor do reforço santista pesa, também, o bom ano de 2021, quando viveu a sua temporada mais artilheira da carreira atuando pelo Ceará. No total, foram 20 gols em 53 partidas, além de três assistências. Números semelhantes aos de Marcos Leonardo.
Quem também briga por uma oportunidade é Rwan Seco. Artilheiro do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, o jogador de 20 anos subiu para os profissionais após o torneio, mas ainda não conseguiu ter uma sequência.
Em 30 jogos na última temporada, marcou quatro gols e deu uma assistência. Além da falta de continuidade, pesou contra Rwan, também, a forma como era escalado. Por diversas vezes o técnico Fabián Bustos, por exemplo, optava por usar o jogador aberto pela ponta ou como um segundo atacante, ficando posicionado mais longe da área.
A terceira opção de Odair Hellmann é Raniel. O atacante de 26 anos retornou ao Santos após ser emprestado ao Vasco da Gama e está em fase de observação pelo treinador do Peixe. O jogador vive situação indefinida.
Porém, após a passagem pelo time carioca, o atacante espera ter mais oportunidades no Santos. Atuando pelo Gigante da Colina, Raniel disputou 45 partidas, anotando 16 gols e dando uma assistência. Foi peça importante da equipe, principalmente, durante a disputa do Campeonato Carioca.
No Santos, contudo, o jogador não conseguiu emplacar. Desde 2020 no clube, o atacante conviveu com problemas de saúde e pessoais. Em março de 2020, o filho de Raniel, com nove meses de idade naquela época, se afogou em uma piscina e acabou sendo internado na UTI. O drama familiar afastou o atleta dos gramados.
Ainda em 2020, no mês de setembro, Raniel testou positivo para Covid. O jogador retornou após duas semanas, pra precisou ser afastado novamente. Desta vez, o atacante foi diagnosticado com uma trombose venosa profunda na perna direita.
Após o diagnóstico, O jogador precisou passar por duas cirurgias. A primeira, ainda em outubro, para a retirada de um hematoma causado pela trombose. A segunda, em março de 2021, para alongamento da musculatura posterior da perna e a retirada da fibrose que limitava os movimentos do tornozelo. Raniel voltou a jogar somente em julho, quando entrou no segundo tempo da derrota do Santos para o Palmeiras por 3 a 2, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: G1 – Foto: Ivan Storti/Santos FC