Santos e Palmeiras jogam na Vila Belmiro pelo Brasileirão

Neste domingo, Santos e Palmeiras disputam o grande jogo da oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Com bola rolando às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, as equipes brigam pela mesma faixa da tabela, separadas por apenas um ponto.

No momento, o Peixe está na quinta posição do Brasileirão, com 11 pontos conquistados. Enquanto isso, Verdão chega para a partida ocupando a segunda colocação, com 12 pontos somados, dois a menos que o líder Corinthians.

O Santos chega para o clássico animado após confirmar uma vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. O time, no entanto, busca uma recuperação no Brasileirão. Nas últimas rodadas, a equipe somou uma derrota, por 1 a 0 para o Goiás, fora de casa, e um amargo empate de 0 a 0 com o Ceará, na Arena Barueri.

O Alvinegro Praiano, portanto, busca se recuperar na competição diante do Palmeiras. Para que isso ocorra, porém, o clube terá que quebrar um jejum de oito jogos sem vencer os rivais. Neste período, são dois empates e seis derrotas. Nos últimos cinco clássicos, foram cinco vitórias alviverdes.

Para tentar acabar com o tabu, o Santos aposta na sua força dentro da Vila Belmiro. São nove compromissos sem perder no local. O último revés foi em fevereiro, para o São Paulo, pelo Paulistão.

“É um jogo difícil, é um clássico. Costumo dizer que clássico foi feito para ganhar. O Santos tem totais condições de ganhar, tenho certeza, vai jogar em casa. Não digo que é favorito, porque tem clássico que não tem favorito. Temos que tentar eliminar os nossos erros o máximo possível para não dar chances ao Palmeiras, que tem uma grande equipe. Mas o Santos, principalmente dentro de casa, vem fazendo um bom campeonato”, disse o zagueiro Maicon.

Do outro lado, o Palmeiras busca chegar à terceira vitória consecutiva no Brasileirão. Depois de um início de competição oscilante, a equipe comandada por Abel Ferreira embalou triunfos sobre o Red Bull Bragantino e o Juventude em sequência.

O treinador português, inclusive, não poderá comandar a equipe na Vila Belmiro, devido ao terceiro cartão amarelo recebido na última rodada. Dessa forma, o time será instruído pelo auxiliar técnico João Martins.

A grande dúvida no Palmeiras gira em torno de Raphael Veiga. O meia testou positivo para covid-19 no início da semana e só poderá entrar em campo no clássico se apresentar um resultado negativo até sábado. Caso não possa atuar, seu substituto deverá ser Rafael Navarro, com Rony sendo deslocado para a ponta.

Além disso, Weverton e Danilo desfalcam a equipe alviverde na Vila Belmiro, visto que estão com a Seleção Brasileira. Luan, Piquerez e Gabriel Veron, que estão em transição física, também são baixas. A lista de desfalques é finalizada por Mayke, que trata tendinopatia de calcâneo na perna direita, e Jailson, que rompeu o ligamento cruzado do joelho direito em abril.

SANTOS X PALMEIRAS

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 29 de maio de 2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luis Marques (ambos de SP)
VAR: Wagner Reway (PR)

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Zanocelo, Jojhan Julio e Ricardo Goulart; Léo Baptistão e Marcos Leonardo.
Técnico: Fabián Bustos

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Jorge; Gabriel Menino, Zé Rafael, Raphael Veiga (Rafael Navarro) e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony.
Técnico: João Martins

Fonte: Yahoo!