Sândalo pode ser a cura para a calvície, segundo nova pesquisa

A perda de cabelo costuma mexer com a autoestima de qualquer um, mas, infelizmente, anos de pesquisa não resultaram em nenhuma cura efetiva. No entanto, isso pode estar prestes a mudar.

Cientistas acreditam que podem estar à beira de descobrir um tratamento para a calvície, e tudo graças ao sândalo.

Foi descoberto que o Sandalore, um aroma artificial com cheiro de sândalo, utilizado em vários perfumes e sabonetes, estimula o crescimento de cabelo ao aumentar os níveis de queratina no coro cabeludo.

Os pesquisadores da Universidade de Manchester, que promoveram a pesquisa, descobriram que o sândalo pode estimular o crescimento depois de seis dias,

Embora a pesquisa tenha sido feita em laboratório, com tecido do couro cabeludo de pacientes de rejuvenescimento facial, os pesquisadores acreditam estarem próximos da fase de testes em seres humanos.

“Essa é, na verdade, uma descoberta surpreendente,” disse o professor Ralf Paus, um cientista que conduziu a investigação, ao The Independent.

O sândalo é um aroma utilizado em muitos dos nossos perfumes e sabonetes (Fotos: Reprodução)

O que a pesquisa descobriu?

Os pesquisadores focaram em um receptor encontrado nos folículos capilares chamado OR2AT4, que é conhecido por ser estimulado pelo sândalo. Assim como os receptores olfativos em nossos narizes, sabemos que nossos folículos capilares podem também ‘cheirar’ quando são ativados por certos odores.

Os cientistas descobriram que ao aplicar sândalo sintético no couro cabeludo eles podem aumentar o crescimento capilar e diminuir a morte celular, concluindo então os “efeitos clínicos relevantes de aumento substancial do crescimento capilar”, destacado em seu artigo Comunicações naturais.

“Essa foi a primeira vez em que se mostrou que a remodelagem de um mini órgão humano (o cabelo) pode ser feita utilizando-se um simples odor cosmético amplamente comercializado”, disse o professor Paus, na publicação.

Embora ainda seja necessário esperar para ver se o sândalo será engarrafado e vendido nas prateleiras como um tratamento contra a calvície, esta pesquisa é extremamente animadora para aqueles que sofrem desse mal.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up