20 abril, 2024

Últimas:

Saiba quais são os próximos feriados prolongados de 2021 e como aproveitar o segundo semestre em segurança

Anúncios

A pandemia da covid-19 trouxe inúmeras fatalidades, evidenciou a falta de vigilância sanitária, dos cuidados higiênicos e da conscientização que prejudica inúmeros brasileiros.

Deixando claro que algumas práticas e costumes já não cabem nos dias atuais ou necessitam de maior cuidado para que possam ser realizados sem comprometer a saúde pública.

Anúncios

Desse modo, a cultura de ir para a praia, viajar ao interior, visitar familiares ou realizar atividades de lazer em parques e clubes durante os feriados, se tornou extremamente arriscado.

Situação essa que demonstra o quanto a vida das pessoas estão relacionadas e, por isso, precisam de maior atenção e respeito ao próximo.

Anúncios

Devido às campanhas de vacinação e uma ampla divulgação coletiva em prol de controlar e contornar as consequências da proliferação do vírus, tornou-se possível, em certa medida, voltar a aproveitar algumas atividades e momentos.

Com um segundo semestre repleto de datas que podem se tornar feriados prolongados, o estado de alerta de todos deve continuar ligado. Para isso, a princípio recomenda-se adiantar a organização. 

Deixar anotado quais os feriados, quando ocorrem e quais os programas que deseja fazer sem que se torne algo arrumado de uma hora em meio à trânsitos ou pior, aglomerações.

Quais os próximos feriados?

12/10/2021 (terça-feira) – Dia de Nossa Sra. Aparecida

Também lembrada popularmente como o Dia das Crianças, o feriado religioso, semelhante ao de 07 de Setembro, pode receber um ponto facultativo no dia anterior ou pode ser adiantado como foi em alguns municípios no ano passado. 

02/11/2021 (terça-feira) – Finados

Outro feriado que, diferente ao da Independência, possui maior probabilidade de ser adiantado em algumas cidades. Lembrando que este é outro sujeito a ganhar um ponto facultativo um dia antes.

15/11/2021 (segunda-feira) – Proclamação da República

Único feriado nacional do segundo semestre que cai na segunda-feira, o dia da Proclamação da República não dá a opção de aplicar ponto facultativo, mas pode – com menor possibilidade em respeito à data oficial – ser antecipado, por exemplo, para a sexta-feira 12/11/2021.

25/12/2021 (sábado) – Natal

Embora não seja feriado, a data tradicional tem tamanha importância cultural no Brasil que muitos comércios, empresas e instituições não funcionam no dia. 

Assim como no ano passado, algumas empresas podem adotar o Natal como início do período de recesso das atividades. Retornando somente na primeira semana de 2022.

É preciso lembrar que cada município publica em seu diário oficial o que foi determinado para o feriado. Se haverá adiantamentos, pontos facultativos e ainda, quais as datas comemorativas adicionais da região e que podem influenciar em outras feriados prolongados próprios.

Cuidados com a pandemia no feriado

Antes do calendário de feriados, o básico necessário é acompanhar os processos de vacinação locais. Se vacinar dentro da data regular e manter as medidas de segurança estabelecidas.

Evitar sair desnecessariamente e quando o fizer (ou atender à portaria, portão, campainha e etc.) manter o uso de máscara cobrindo toda a parte inferior do rosto (boca e nariz) e do álcool em gel aplicado nas mãos.

Antes de qualquer viagem ou saída para passeio nos feriados, consulte a agenda oficial da cidade em questão para saber se estará em feriado mesmo, como procederá com visitantes e, de acordo com o caso, faça agendamentos e compras antecipadamente.

De preferência, realize tais ações pela internet, assim não estará saindo de casa e se expondo.

O mesmo vale para parques, restaurantes, clubes, teatros, shoppings e outros espaços de lazer e entretenimento.

A regra geral é respeitar antes de qualquer outra coisa os regulamentos, manter o distanciamento e utilizar os devidos materiais de higiene e cuidado indicados.

Ainda que outros possam descumprir tais regras, faça a sua parte e evite conflitos quanto a isso, se afaste ou busque outros espaços caso seja preciso.

Não se esqueça também dos cuidados antecipados que sempre existiram mesmo antes da pandemia, especialmente em casos de viagem.

Como deixar as contas pagas para não sofrer cortes no período que estiver fora, se manter atualizado com as notícias e condições regionais, listar tudo que precisa de acordo com as necessidades de cada membro da família.

E é claro, realizar uma manutenção no carro com profissionais competentes, ver a condição dos pneus e trocar se estiverem muito gastos. Assim como manter o veículo sempre bem abastecido de combustível e demais componentes (água, bateria, óleo, etc.).

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias