Anúncios
As altas temperaturas do verão sempre conduz à busca por um meio de acabar com o calor e uma das formas mais prazerosas para se refrescar é aproveitando em uma piscina. Mas, quem tem uma em casa sabe que, para poder aproveitar da melhor forma, é necessário manter certos cuidados a fim de preservar a sua qualidade e, principalmente, a saúde de quem a utiliza.
É comum imaginar que somente a filtração da água já é o suficiente para manter a piscina perfeita para uso. Mas a verdade é que a lista de precauções que devem ser tomadas é maior do que apenas isso.
Anúncios
O filtro é o grande responsável por remover partículas sólidas que possam vir a poluir a água. Somado a utilização de desinfetantes eliminadores de bactérias, a piscina estará livre de praticamente 90% dos problemas que podem afetar o lazer caso não realize uma limpeza adequada.
Além do filtro, também são necessários outros cuidados para atingir total qualidade de utilização, como explica a especialista em piscinas. O ideal é manter o equilíbrio químico da água sempre correto (pH e a Alcalinidade total) para que os produtos químicos atuem corretamente na piscina e a água fique agradável ao banho. Medir a quantidade de desinfetante na água semanalmente é primordial, a fim de que a aplicação seja feita na medida certa, garantindo ao banhista que a piscina além de limpa, esteja também tratada.
Anúncios
Outro ponto a ser considerado são os produtos utilizados na limpeza, sendo de extrema importância que sejam de qualidade e próprios para esse higienização. Vale lembrar que o cloro, muito utilizado para essa finalidade, já é confirmado como causa de problemas alérgicos e de desgaste do acabamento da piscina.
Uma alternativa são os desinfetantes desenvolvidos especialmente para este fim e vendido em lojas especializadas. Esse tipo de produto é menos agressivo para a pele, olhos e cabelos. Segundo Sarah, o produto é de fácil manutenção e muito eficaz na limpeza. Aplica-se uma dosagem em média a cada 30 dias, em contrapartida ao cloro, que tem de ser aplicado frequentemente no verão, no mínimo a cada 2 dias.
Realizar adequadamente os cuidados com a piscina podem evitar problemas de saúde como dermatite, otite e infecções gastrointestinais ao banhistas, além de evitar também um aspecto esverdeado da água e mau cheiro devido a proliferação de algas e bactérias.
Fonte: Diário da Região