21 de outubro, 2024

Últimas:

Sagui ameaçado de extinção chega ao Parque Ecológico de São Carlos para reprodução da espécie

Anúncios

O Parque Ecológico de São Carlos (SP) recebeu na noite de quinta-feira (24) um macho de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) juvenil ameaçado de extinção. O animal foi transportado de Manaus para São Paulo no Avião Solidário da LATAM.

O sagui foi resgatado em dezembro de 2022 depois de ser atropelado. Após procedimentos cirúrgicos, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) de Manaus.

Anúncios

Parque Ecológico de São Carlos recebe sagui ameaçado de extinção para reprodução e conservação da espécie (Foto: CETAS/IBAMA Manaus)

O biólogo e diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani, disse nesta sexta-feira (25) que, a princípio, o animal ficará isolado em quarentena.

“Neste tempo será coletado material para exames médicos. Depois de tudo ok, irá começar o período de adaptação e aproximação da fêmea”, explicou.

Anúncios

Preservação animal

Parque Ecológico de São Carlos recebe sagui ameaçado de extinção para reprodução e conservação da espécie (Foto: CETAS/IBAMA Manaus)

A união com uma fêmea da mesma espécie faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira, sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A ação é parte de uma estratégia para conservação que tem como premissa ampliar a viabilidade genética da espécie no Brasil.

Para Magnani, o programa de conservação envolve não só a preservação do animal em vida livre como também o trabalho em parceria com cativeiro.

“Esses animais que vão para os zoológicos, para os criadouros, é um seguro que você tem. Caso aconteça o pior com a espécie na natureza, você tem da onde tirar animais para fazer a recomposição da espécie no ambiente natural”, disse.

Avião Solidário

Parque Ecológico de São Carlos recebe sagui ameaçado de extinção para reprodução e conservação da espécie (Foto: CETAS/IBAMA Manaus)

O sagui foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo direto que partiu de Manaus às 10h55 (hora local) e pousou em São Paulo às 15h40. De lá, foi transportado via terrestre ao Parque Ecológico de São Carlos.

O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 3,9 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para cinco horas um percurso que levaria mais de 55 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal.

Com o transporte do sagui-de-coleira, chega a 56 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Além dos 56 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

A prevenção ao câncer de mama é uma ferramenta fundamental na luta contra este mal que atinge tantas mulheres no...

Categorias