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Após o caso do falso assalto no Rio, a conta começou a chegar para Ryan Lochte. O nadador americano perdeu, nesta segunda-feira, seus quatro patrocínios: Speedo, Ralph Lauren, Airweave e Syneron Candela. As decisões devem causar um grande baque nas finanças do atletas, já que a publicidade corresponde a cerca de 92% de sua receita.
Segundo o site americano Money Nation, dos US$ 17,6 milhões que o nadador já recebeu (desconsiderando os impostos), US$ 16,3 milhões vieram de contratos publicitários. Atualmente, o patrimônio líquido de Lochte é estimado em US$ 6,2 milhões. O nadador já foi patrocinado por empresas como Gillette, Gatorade, Nissan, AT&T e Procter& Gamble
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Já o comentarista Darren Rovell, da ESPN americana, estima que o prejuízo que Lochte teve nesta segunda seja de US$ 1 milhão.
A Speedo foi a primeira a fazer o anúncio, na manhã desta segunda-feira. Além do fim do contrato com o atleta, a marca esportiva vai doar US$ 50 mil do dinheiro para crianças do Brasil.
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“A Speedo EUA anuncia hoje a decisão de acabar com o patrocínio de Ryan Lochte. Como parte dessa decisão, Speedo vai doar cerca de U$ 50mil para a organização Save the Children, que atua no Brasil. Embora tenhamos desfrutado de uma relação vencedora com o atleta por mais de uma década, em que ele foi um membro importante da equipe, não podemos tolerar um comportamento que é contrário aos valores desta marca. Agradecemos suas conquistas e esperamos que ele siga em frente e aprenda com esta experiência”, escreveu a empresa em suas redes sociais.
Já a Ralph Lauren disse em comunicado que “continua orgulhosamente a patrocinar os atletas olímpicos e paralímpicos do time americano e valoriza os atletas que vestem essa marca”, acrescentando ainda que “o contrato específico com Ryan Lochte, feito especificamente para a Rio 2016, não será renovado”.
Empresa de colchões, a Airweave também divulgou sua posição nesta segunda, por meio de sua conta no Twitter:
“Depois de avaliarmos com calma, tomamos a decisão de terminar nossa parceria com Ryan Lochte. Seguimos empenhados em apoiar o Time EUA e os atletas que estão se preparando para a Paralimpíada”, diz o texto.
A Syneron Candela, marca de cosméticos, encerrou a parceria com o nadador quatro meses após ele ter sido escolhido como embaixador global de um de seus produtos.
“Esperamos um alto nível de nossos funcionários, assim como de nossos parceiros de negócios. Desejamos sucesso para Ryan em seus futuros empreendimentos e agradecemos pelo tempo em que apoiou nossa marca”, destacou a companhia em comunicado.
NADADOR RESPONDE SPEEDO
Até o momento, Ryan Lochte reagiu apenas ao fim do contrato com a Speedo. Em nota, o nadador disse respeitar a decisão e agradeceu a parceria.
“Eu respeito a decisão da Speedo e sou grato pelas oportunidades que nossa parceria nos trouxe através dos anos. Tenho orgulho das conquistas que alcançamos juntos”, diz o texto.
No último fim de semana, Lochte pediu desculpas públicas pelo episódio ocorrido no Rio. Em entrevista ao “Jornal Nacional”, o atleta disse estar envergonhado e afirmou que está “110%“ arrependido. Ele contou que exagerou na versão passada em seu depoimento à polícia brasileira. O atleta havia afirmado que tinha sido assaltado, junto com outros três nadadores, na madrugada do último domingo, quando voltava de uma festa para a Vila dos Atletas, na Barra. Investigações policiais provaram, no entanto, que não houve assalto.
Fonte: G1