14 de novembro, 2024

Últimas:

Rússia recebeu centenas de drones iranianos para atacar Ucrânia, diz Casa Branca

Anúncios

A Casa Branca disse nesta sexta-feira que a Rússia pode estar aprofundando sua cooperação de defesa com o Irã e que Moscou recebeu centenas de drones de ataque unidirecional que estão sendo usados para alvejar a Ucrânia.

Citando informações recentemente tornadas públicas, a Casa Branca disse que os drones, ou veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês), foram construídos no Irã, enviados pelo Mar Cáspio e depois usados pelas forças russas contra a Ucrânia.

Anúncios

“A Rússia tem usado UAVs iranianos nas últimas semanas para atacar Kiev e aterrorizar a população ucraniana, e a parceria militar Rússia-Irã parece estar se aprofundando”, disse o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, em comunicado.

“Também estamos preocupados com o fato de a Rússia estar trabalhando conjuntamente com o Irã para produzir UAVs iranianos de dentro da Rússia”.

Anúncios

Ataque russo com drones em Kiev, na Ucrânia (Foto: Reprodução)

Kirby disse que os EUA têm a informação de que a Rússia estava recebendo materiais do Irã necessários para construir uma fábrica de drones que pode estar totalmente em operação no início do próximo ano.

Os EUA já haviam aplicado sanções a executivos iranianos de uma fabricante de defesa por conta do fornecimento de drones para a Rússia. Na ocasião, o Irã reconheceu o envio de drones para a Rússia, mas disse que eles foram enviados antes da invasão da Ucrânia em fevereiro.

Moscou negou que suas forças tenham usado drones iranianos na Ucrânia. Um funcionário da Casa Branca disse que o Irã transferiu várias centenas de drones para a Rússia desde agosto.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Em uma conquista espetacular para a saúde pública, a Suécia anunciou que está quase alcançando o status de país...

Categorias