Anúncios
Aviões militares russos realizaram uma série de “voos agressivos” sobre um destroier dos Estados Unidos em águas internacionais no Mar Báltico – afirmou nesta quarta-feira um funcionário da Defesa americana.
A fonte, que não quis ser identificada, informou que houve vários episódios dessa natureza nos últimos dias, incluindo um em que um jato Su-24 russo chegou a voar a menos de dez metros sobre o “USS Donald Cook”.
Anúncios
“É a coisa mais agressiva que vimos há um bom tempo”, comentou.
“Este incidente está em contradição com as normas profissionais que se aplicam a militares que operam perto de outros em águas internacionais e no espaço aéreo internacional”, reagiu o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, lamentando “os reiterados incidentes” registrados no ano passado.
Anúncios
As manobras começaram na segunda-feira, quando o destróier se encontrava a 70 milhas náuticas de Kaliningrado, em águas internacionais.
Dois caças russos Su-24 voaram pelo menos 20 vezes perto do “USS Donald Cook”, a uma distância de menos de mil metros e a uma altitude de 30 metros.
Depois, na terça, um helicóptero antissubmarino russo Ka-27 Helix voou sete vezes ao redor do destróier, tirando fotos à medida que passava.
Pouco depois, um Su-24 voou diretamente sobre a embarcação, “tão baixo que deixou um rastro na água”, afirmou a fonte.
O avião estava com as “asas limpas”, o que significa que não estava visivelmente armado.
Marinheiros americanos tentaram várias vezes contatar a nave russa nas frequências internacionais, mas não obtiveram resposta.
Esse incidentes acontecem em um momento de tensão entre Moscou e Washington sobre a participação da Rússia nos conflitos do leste da Ucrânia e na Síria.
Fonte: Yahoo!