17 de outubro, 2024

Últimas:

Rússia protesta contra ‘ações provocativas’ das forças dos EUA na Síria

Anúncios

A Rússia apresentou um protesto à coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo militante Estado Islâmico sobre “ações provocativas” das forças armadas norte-americanas na Síria, informou a agência de notícias Tass nesta sexta-feira.

Membros do exército nacional sírio, apoiado pela Turquia, caminham na cidade de Jandaris (Foto: Reprodução)

A Tass citou um alto funcionário russo dizendo que os incidentes ocorreram na província de Hasakeh, na região nordeste da Síria. Os Estados Unidos estão mobilizando tropas no país há quase oito anos para combater o Isis.

Anúncios

Centenas de combatentes do Isis estão acampados em áreas desoladas onde nem a coalizão nem o exército sírio exercem controle total. A Rússia – que junto com a Turquia está realizando patrulhas conjuntas no norte da Síria – delimitou zonas especiais onde a coalizão pode operar. 

Mas o contra-almirante russo Oleg Gurinov, chefe do Centro de Reconciliação da Rússia para a Síria, disse à Tass que as forças dos EUA foram avistadas duas vezes em áreas fora das zonas acordadas.

Anúncios

“Ações provocativas por parte das unidades das forças armadas dos EUA foram observadas na província de Hasakeh… o lado russo apresentou um protesto à coalizão”, disse ele, sem dar detalhes sobre o momento.

Na semana passada, as Forças Armadas norte-americanas realizaram vários ataques aéreos na Síria contra grupos alinhados ao Irã, culpados por um ataque de drone que matou um empreiteiro norte-americano em uma base da coalizão no nordeste do país.

A Rússia interveio na Guerra Civil Síria em 2015, inclinando a balança a favor do presidente Bashar Al-Assad. Desde então, Moscou expandiu suas instalações militares no país com uma base aérea permanente e também uma base naval.

Fonte: MSN

Talvez te interesse

Últimas

O novo escritório impulsiona o potencial comercial da Colômbia e fortalece a rede logística da DP World nas Américas....

Categorias