18 de outubro, 2024

Últimas:

Rússia impõe restrições de estilo soviético a diplomatas britânicos em Moscou

Anúncios

A Rússia impôs restrições de estilo soviético aos diplomatas britânicos, exigindo que eles notifiquem com pelo menos cinco dias úteis de antecedência quaisquer planos de viajar além de um raio de 120 km, devido ao que descreveu como “ações hostis” do Reino Unido.

Desde que o presidente russo, Vladimir Putin, enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022, o Ocidente tem fornecido a Kiev ajuda militar no valor de dezenas de bilhões de dólares e imposto sanções econômicas rigorosas.

Anúncios

O Reino Unido é um dos maiores defensores da oposição internacional coordenada ao que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia, e um dos principais fornecedores ocidentais de armamento para a Ucrânia.

O encarregado de negócios do Reino Unido na Rússia foi repreendido em uma reunião no Ministério das Relações Exteriores em Moscou na quinta-feira pelo que Moscou disse ser apoio às “ações terroristas” da Ucrânia e por obstruir a diplomacia russa no Reino Unido.

Anúncios

“O lado britânico também foi informado da decisão de introduzir um procedimento de notificação para o movimento de funcionários das missões diplomáticas britânicas no território de nosso país como resposta às ações hostis de Londres”, disse o ministério.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse: “Esta foi uma reunião planejada, realizada a nosso pedido, como parte da prática diplomática padrão”.

O Ministério das Relações Exteriores não comentou as novas regras. A embaixada britânica em Moscou se recusou a comentar.

As restrições colocarão os diplomatas britânicos sob as mais duras restrições em Moscou desde os tempos soviéticos, quando as viagens de estrangeiros eram severamente limitadas e controladas de perto pelo serviço de segurança da KGB.

A Rússia classifica o Reino Unido e os Estados Unidos como potências pérfidas que estão apoiando a Ucrânia em uma tentativa de dividir a Rússia e se apoderar de seus vastos recursos naturais, afirmações que Washington e Londres negam.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

A gigante chinesa JingJin apresentará na Fenasan a Prensa Desaguadora – MDS, equipamento que otimiza o desaguamento de lodos sanitários...

Categorias