Anúncios
A Justiça da Rússia concedeu residência permanente a Edward Snowden, informou seu advogado nesta quinta-feira (22). O ex-analista da Segurança dos Estados Unidos está exilado no país desde 2013, depois de vazar informações sobre ações de espionagem do governo norte-americano.
O advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, disse à agência Reuters que a autorização foi consequência da renovação de um visto anterior, que estava para vencer. Por conta da pandemia de coronavírus, o processo iniciado em abril demorou mais do que o normal e foi concluído em outubro.
Anúncios
Segundo a agência russa TASS, o norte-americano não pretende dar entrada em um pedido de cidadania russa, considerado o próximo passo depois que um estrangeiro recebe um visto permanente de residência.
Relembre o caso
Snowden, de 37 anos, vazou arquivos secretos que revelavam enormes operações de vigilância doméstica e internacional da Agência de Segurança Nacional (NSA, da sigla em inglês) quando prestava serviços à instituição vinculada ao Departamento de Defesa dos EUA.
Anúncios
As autoridades norte-americanas tentam há anos a extradição de Snowden para que ele possa ser julgado pelo vazamento de informações. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em agosto que pensava em conceder um indulto a Snowden.
Fonte: Yahoo!