Anúncios
Um piscar de olhos. É desse tempo que um robô criado por dois engenheiros de software norte-americanos precisa para resolver um cubo mágico, aquele quebra-cabeça tridimensional com quadradinhos coloridos que, para muita gente, permanece um mistério mesmo após anos de tentativas.
Jay Flatland e Paul Rose publicaram um vídeo no YouTube no começo de janeiro mostrando a proeza. A máquina criada por eles demora pouco mais de um segundo para deixar todas as faces do cubo da mesma cor. Os pesquisadores realizaram quatro testes. Os tempos para resolver são de 1.196 segundo, 1.152 segundo, 1.047 segundo e 1.019 segundo.
Anúncios
Para se ter ideia da velocidade, o ser humano recordista é o adolescente Lucas Etter, que resolveu o cubo mágico em 4.904 segundos, em 2015. Os tempos do robô dos dois engenheiros são ainda menores do que os estabelecidos anteriormente pela máquina detentora da maior marca, de 3.253 segundos. A oficialização do recorde ainda precisa ser comprovado.
Anúncios
Flatland e Rose criaram um sistema em que câmeras são colocadas em frente às faces do cubo. Elas enviam a um computador as informações sobre como estão dispostos os vários quadradinhos. A partir daí, o algoritmo criado pelos engenheiros decide como irá resolver o problema.
Fonte: G1