Rio Tietê volta a ficar coberto por espuma tóxica em Salto

O Rio Tietê voltou a ficar coberto por uma espuma tóxica na manhã deste sábado (11), no trecho que passa por Salto (SP).

Moradores enviaram imagens registradas na altura do Memorial do Rio Tietê.

A espuma é resultado de uma combinação de produtos químicos sem tratamento e esgoto doméstico que são despejados na água desde a região metropolitana de São Paulo.

Moradores registram espuma tóxica no Rio Tietê em Salto — Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal
Moradores registram espuma tóxica no Rio Tietê em Salto (Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal)

Peixes mortos

Nesta semana, foram retiradas mais de sete toneladas de peixes mortos de um dos afluentes do Rio Tietê, o Ribeirão Guaraú, na cidade. A limpeza foi finalizada na quinta-feira (9).

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), foram coletadas amostras para análises dos parâmetros de pH (demanda bioquímica de oxigênio e de oxigênio dissolvido). Os resultados devem ficar prontos em aproximadamente 10 dias.

Equipes terminam limpeza de afluente do Rio Tietê e recolhem mais de 7 toneladas de peixes mortos — Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal
Equipes terminam limpeza de afluente do Rio Tietê e recolhem mais de 7 toneladas de peixes mortos (Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal)

Equipes terminam limpeza de afluente do Rio Tietê e recolhem mais de 7 toneladas de peixes mortos — Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente confirmou que os peixes migraram para o córrego após ter faltado oxigênio no Rio Tietê, que recentemente ficou com a água escura por conta da abertura de duas barragens em Pirapora do Bom Jesus (SP).

Com a chuva, as barragens de geração de energia precisaram ser abertas para evitar inundações e a lama que fica represada no local desceu.

Água do Rio Tietê ficou escura em trecho que passa por Salto — Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal
Água do Rio Tietê ficou escura em trecho que passa por Salto (Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal)

Fonte: G1 – Foto: Gilberto Esquerdo/Arquivo pessoal

Últimas

Botucatu: Obituário 23 de setembro

23 set 2021

Marcio Maciel – 50 anos Sepultamento 23/09/21 às 12h no Cemitério Jardim Velório Complexo Funerário Orlando...

Categorias

Scroll Up