Anúncios
Em meio à piracema, período de reprodução dos peixes, uma nova mortandade desses animais foi registrada no Rio Piracicaba neste sábado (30), na região do distrito de Ártemis, em Piracicaba (SP).
Imagens mostram peixes mortos às margens do rio. Além disso, há alguns boiando na água.
Anúncios
“Cheguei aqui e vi a mortandade de peixe, vários peixes morrendo aí. Agora é época de piracema, isso aí é um crime. Tinha vários, eu vi dourado, uns outros barbados, uns outros tipos de peixe aí que eu não conheço”, relata o comerciante César Cardoso.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que foi notificada e enviou técnicos ao local para uma vistoria.
Anúncios
Mortandade em julho
Em julho deste ano, milhares de peixes mortos foram avistados às margens do Rio Piracicaba, em Piracicaba. A cena chamou atenção de quem passou pelo manancial e pescadores ouvidos pela EPTV relataram que também havia espuma na água e a coloração era anormal.
A Cetesb identificou que a causa da mortandade foi o despejo de poluentes lançados no Ribeirão Tijuco Preto, afluente do Piracicaba, por uma usina de Rio das Pedras (SP). Os resíduos, porém, seguiram o curso do rio e chegaram ao Tanquã, também causando mortandade no minipantanal.
Não é possível afirmar o número de peixes que morreram, mas a força-tarefa criada para limpeza do Rio Piracicaba, após a descarga irregular de poluente na água, recolheu 2,97 toneladas de peixes mortos. Essa quantidade é apenas da mortandade registrada na zona urbana.
Fonte: G1