25 de novembro, 2024

Últimas:

Rio Piracicaba amanhece com milhares de peixes mortos

Anúncios

Milhares de peixes mortos foram avistados na manhã deste domingo (7) às margens do Rio Piracicaba, em Piracicaba (SP). A cena chamou atenção de quem passou pelo manancial e pescadores ouvidos pela reportagem relataram que também havia espuma na água e a coloração era anormal.

    De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Delfini Cançado, a pasta foi informada por volta de 7h e acionou órgãos competentes, como o Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), o pelotão de Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

    Anúncios

    Rio Piracicaba amanhece com milhares de peixes mortos neste domingo (Foto: Gian Carlos Machado/ Arquivo pessoal)

    O Semae informou em nota que monitora a qualidade da água e notou, a partir das 4h deste domingo, alterações na quantidade de oxigênio, situação que agravou por volta de 6h.

    O g1 também questionou a Cetesb, que informou que técnicos da Agência Ambiental de Piracicaba atuam no local para apurar a situação. “Amostras estão sendo coletadas para análise e a Cetesb seguirá monitorando o rio.”

    Anúncios

    Peixes mortos boiando às margens do Rio Piracicaba neste domingo (Foto: Gian Carlos Machado/ Arquivo pessoal)

    O ponto mais crítico foi avistado no bairro Nova Piracicaba, na rampa pública de barcos. Gian Carlos Machado, que é pescador e representante de um grupo de defesa do rio, afirma que o problema estaria concentrado na saída de água da ponte pênsil, na Rua do Porto.

    “A gente subiu até uma certa altura do rio e encontrou uma grande espuma, perto da ponte que é o principal cartão postal da cidade. Tinha uma água muito escura, espumante, com uma espuma bem anormal para a realidade do rio”.

    “Em alguns outros pontos não foi encontrada essa mortandade de peixes. Essa mortandade está vindo depois do ribeirão Tijuco Preto. Vem se estendendo por toda orla do Rio Piracicaba”.

    As causas ainda não foram esclarecidas, mas o secretário Ronaldo Delfini Cançado afirma que análises serão realizadas. “Chama a atenção. Claro que nós estamos em uma época de, relativamente, seca. A oxigenação [da água] nessa época é mais baixa, mas estamos trabalhando para detectar o mais rápido possível”.

    Fonte: G1

    Talvez te interesse

    Últimas

    Anúncios VICTORIA, Seychelles, Nov. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3 anunciou uma...

    Categorias