11 de julho, 2025

Últimas:

Ricciardo e Verstappen fazem dobradinha da RBR no GP da Malásia

Anúncios

Daniel Ricciardo, Max Verstappen e Nico Rosberg no pódio do GP da Malásia (Foto: Divulgação)

Não precisou nem chover em Sepang para que tivéssemos um GP da Malásia imprevisível e emocionante. Azar de quem não acordou de madrugada para assistir a corrida, válida pela 16ª etapa da temporada 2016. A vitória esteve nas mãos de Lewis Hamilton e Max Verstappen, mas acabou com um determinado Daniel Ricciardo, que largou em segundo, se recusou a facilitar a vida do companheiro holandês e foi recompensado com o triunfo em uma surpreendente dobradinha da RBR. A dupla aproveitou muito bem a falta de sorte dos pilotos da Mercedes. Hamilton sofreu uma quebra de motor quando liderava a 15 voltas do fim e abandonou. Nico Rosberg foi tocado por Sebastian Vettel na largada, caiu para último, mas protagonizou uma reação espetacular e ainda completou o pódio. O domingo também não foi bom para os brasileiros. Felipe Massa, da Williams, teve uma pane no acelerador na volta de apresentação, precisou largar dos boxes, teve um pneu furado durante a corrida e terminou apenas em 13º. Felipe Nasr, por sua vez, abandonou com problemas nos freios da Sauber.

Com o resultado, a RBR adiou o iminente tricampeonato da Mercedes no Mundial de Construtores. Já no Mundial de Pilotos, Rosberg saiu no lucro. Ele, que tinha tudo para perder a liderança para Hamilton após cair para último viu a sorte virar ao seu favor com o abandono do companheiro. Restando cinco etapas para o fim do campeonato, o alemão alcançou 288 pontos e abriu 23 de vantagem para o britânico. A próxima etapa é já no próximo fim de semana, no Japão.

Anúncios

Motor de Lewis Hamilton estourou quando piloto estava na liderança do GP da Malásia (Foto: AP)Motor de Lewis Hamilton estourou quando piloto estava na liderança do GP da Malásia (Foto: Divulgação)

Como Ricciardo construiu uma improvável vitória?

Quando Rosberg foi tocado por Vettel na largada e caiu para a última posição, tudo levava a crer que Hamilton estava com o caminho livre para uma vitória tranquila. Mas um safety car na 9ª volta mudou a história da corrida. Verstappen aproveitou para antecipar o primeiro pit stop, assumiu a liderança quando o inglês foi para os boxes e despontou como forte candidato à vitória. Com a segunda parada do holandês, Hamilton reassumiu a ponta e tentou abrir vantagem suficiente para voltar à frente quando fosse fizesse seu segundo pit stop. Em terceiro e tentando não deixar o piloto da Mercedes abrir, Max encontrou uma inesperada resistência do companheiro Ricciardo, que a princípio teria que parar mais uma vez nos boxes.

Anúncios

Ao contrário de Hamilton, o australiano decidiu se manter na pista até o fim e se colocou na briga pela vitória. Foi então que o motor do britânico quebrou. Ricciardo e Verstappen aproveitaram o novo safety car para parar nos boxes. Com pneus novos, o “aussie” não teve mais dor de cabeça para administrar a vantagem sobre o companheiro de RBR, algo que teria caso seguisse na pista até o fim com os compostos desgastados. É a quarta vitória de Ricciardo na carreira, a primeira na temporada. Um triunfo que vinha amadurecendo ao longo do ano, após a equipe austríaca desperdiçar duas chances com o piloto na Espanha e em Mônaco. No pódio, ele comemorou com o já famoso “shoey”, bebendo champanhe dentro da sapatilha.

Daniel Ricciardo comemora vitória no GP da Malásia bebendo champanhe na sapatilha (Foto: AP)Daniel Ricciardo comemora vitória no GP da Malásia bebendo champanhe na sapatilha (Foto: Divulgação)
Resultado final do GP da Malásia (Foto: Divulgação)Resultado final do GP da Malásia (Foto: Divulgação)
Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Lições interativas e concisas sobre economia, negócios e investimentos, elaboradas para que potenciais investidores possam adquirir conhecimento em qualquer lugar...

Categorias