Anúncios
Um dos mais antigos e populares espaços públicos de Botucatu, a Praça Coronel Moura (Paratodos) começa a ganhar novo formato com o avanço das obras de revitalização. Colocado em prática desde maio, o projeto de revitalização contemplará mudanças significativas no espaço, cujo investimento é estimado em R$ 500 mil, com verbas da própria Prefeitura Municipal. Já está em estado avançado de trabalho a construção de um espaço para alimentação, com capacidade para abrigar seis quiosques. No projeto ainda consta a troca do calçamento, com pisos intertravados, nos moldes dos existentes na Rua Amando de Barros.
Também está sendo preparada a implantação de rampas de acessibilidade a portadores de necessidades especiais.
Anúncios
A iluminação do espaço também está sendo trocada, preparando a praça para receber luminárias de LED, com maior capacidade de claridade e economia de consumo de energia elétrica. Ainda está prevista a instalação de novos bancos e lixeiras, em substituição aos antigos de concreto, que já foram retirados do local.
Anúncios
Criticado por apresentar pouca atratividade de visita ao longo dos anos, a revitalização do Paratodos contemplará um novo paisagismo, com árvores e flores adequadas ao local. A praça ainda terá academia ao ar livre e um playground para as crianças. Durante anos, outra crítica era quanto ao estado de conservação dos banheiros públicos. Além dos atuais restaurados, novos espaços serão construídos ao lado dos dois quiosques.
A Concha Acústica também será repaginada. Toda a área do camarim será readequada. Parapeitos e corrimãos serão instalados na arquibancada para oferecer mais segurança a quem utilizar o equipamento. O palco também será reformado e ficará apto para receber apresentações artísticas.
As pétalas da Concha receberão uma iluminação especial e o fosso existente entre o palco e a arquibancada será aterrado para se tornar um jardim. O projeto de revitalização da região da Praça do Paratodos contempla uma novidade. Quatro parklets (áreas próximas às calçadas, que criam espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de veículos) serão colocados entre a Praça e a frente do Teatro. Esses parklets terão bancos de madeira, jardineiras e paisagismo, com o objetivo de receber pedestres em um local agradável de descanso. Segundo a própria Prefeitura Municipal, a expectativa é que as obras desta etapa da revitalização estejam concluídas em seis meses.
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral