No vídeo de 2013, republicado por uma ONG espanhola em novembro, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não sabia o que aconteceria na cena em que Paul, personagem de Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie. A sequência é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema, e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo.
Anúncios
“A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem”, lembrou o diretor. “Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer”. Segundo ele, a intenção era que Schneider reagisse “como uma menina, não como um atriz”.
“Para todas as pessoas que amam esse filme, o que vocês estão vendo é uma garota de 19 anos ser estuprada por um homem de 48. O diretor planejou o ataque”, acusou a atriz Jessica Chastain, em uma publicação no Twitter. Evan Rachel Wood republicou o comentário de Chastain, e classificou a situação como “dolorosa e ultrajante”. “Os dois são indivíduos muito doentes para pensar que estava tudo bem.”
Anúncios
Chris Evans também comentou o caso nas redes sociais. “Eu nunca vou olhar para este filme, Bertolucci ou Brando da mesma forma. Isto é além de nojento. Sinto muita raiva.”
Culpado, mas não arrependido
No vídeo, Bertolucci conta que não voltou a ver a atriz depois das gravações do filme, porque “ela o odiava”. O diretor afirma que se sente culpado pelo episódio, mas que não se arrepende da decisão. “Para fazer filmes, e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios.”
Em uma entrevista de 2007 ao “Daily Mail” citada pela imprensa internacional, Schneider afirma que se sentiu humilhada e “um pouco estuprada” durante as filmagens de “O último tango”. A atriz contou que a cena não estava no roteiro original e que foi informada sobre o conteúdo pouco antes da filmagem, mas disse que não não houve sexo real.
“Marlon me disse: ‘Maria, não se preocupe, é só um filme’. Mas durante a cena, mesmo que o que Marlon estava fazendo não fosse real, eu estava chorando lágrimas de verdade”, lembrou. “Eu estava com tanta raiva. Eu deveria ter ligado para o meu agente ou ter pedido que meu advogado fosse ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso.”
Fonte: G1