Anúncios
A restauração milionária do ”Retábulo de Gante”, uma das obras mais famosas do mundo, deixou os amantes de arte em choque após o cordeiro, figura central da pintura, ficar com feições humanas.
Com olhos maiores e mais vibrantes, além de um nariz mais rosado, o resultado foi definido pela revista Smithsonian como ”estranhamente humanoide”. Nas redes, a nova cara do animal acabou, claro, gerando piadas:
Anúncios
Então o Retábulo de Gante foi restaurado e… er… surpresa https://t.co/JZGD6j2Mto
This explains all the weird looking cats. #Ghentaltarpiece pic.twitter.com/HUwht890tB
— Rob Thomas (@RobotThomas) January 22, 2020
No entanto, o que os internautas não esperavam é que a restauração, realizada por profissionais renomados, seguiu as características originais da pintura de 1432, assinada por Hubert e Jan van Eyck.
Anúncios
De acordo com os curadores do Instituto do Patrimônio Cultural da Bégica, a restauração conseguiu resgatar a riqueza original da pintura e foi definida como ”absurdamente bela”. A organização ainda informou que a restauração levou três anos para ser concluída e que ”não há palavras para definir o resultado”.
O painel central do cordeiro voltará para a Catedral de São Bavão em 24 de janeiro, onde fará parte de uma mostra chamada ”O retorno do cordeiro”.
Fonte: Extra