Anúncios
Em um intervalo de um ano, sempre em dezembro, a Represa de Jurumirim, em Avaré (SP), registrou um aumento de 75% no volume de água, segundo a concessionária responsável pelo local. Após sofrer com períodos longos de pouca chuva no ano passado, a barragem atingiu 85% da capacidade total em 2015, informou a Duke Energy.
“O ano passado o cenário não era tão bonito. A represa está até perigosa para navegar. Este ano está maravilhosa, transbordando. Uma beleza incrível”, afirma Sandra Scarcelli, gerente de um dos hotéis próximos.
Anúncios
Turistas e empresários comemoraram o aumento do volume no reservatório ao longo do ano. De acordo com Sandra, este fator contribuiu diretamente para o crescimento no número de visitantes ao local. “Acabamos ganhando uma piscina natural belíssima. Isso chama os turistas, as pessoas adoram água e esse mar de água doce é um atrativo sem igual”, ressalta.
Reconhecida como estância turística desde 2002, a represa banha 10 cidades da região de Avaré. Entre outras atrações, o local possui um camping destinado aos turistas. “Nós temos uma área de lazer junto à represa no camping municipal e o acesso é livre e gratuito. Temos quiosques e espaços para lazer adequados para todos aqui no camping e também no Balneário Costa Azul. A perspectiva é de que 200 ou 300 barracas sejam instaladas na virada do ano”, explica o secretário de Turismo Fernando Alonso.
Anúncios
Com possibilidades diversas de entretenimento como os passeios de caiaque e wakeboard, o motorista Agnaldo Aparecido dos Santos aproveitou o período de festas no fim de ano para trazer a família e conhecer o lugar. Segundo ele, a intenção agora é voltar mais vezes nos próximos anos. “Sempre que puder quero estar aqui nesta maravilha. Vale a pena o passeio, a gente esquece tudo que gastou”, destaca.
Fonte: G1